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Mobilidade por bicicleta no DF é tema de seminário da Casa Civil

Sociedade civil e governo debatem medidas e estratégias para promoção do uso de bikes

 A bicicleta é um dos meios de transporte que não agridem o meio ambiente e, para muitos, funciona como a solução para fugir do trânsito e até cuidar da saúde. Esses e outros benefícios que o uso da bike pode trazer para quem a inclui no seu dia a dia é apenas um dos temas do seminário promovido pela Casa Civil para avaliar a política de mobilidade por bicicleta implantada no DF. O encontro ainda debaterá e elaborará os desafios da área para os próximos anos.

O seminário, que acontece até as 17h desta quinta-feira (20), reúne a sociedade civil e o governo a fim de um lado ouvir o outro para traçar objetivos para melhorar projetos já executados. Para o servidor público Darione Oliveira, a discussão do tema é essencial para mudar os hábitos da população.

"Tem coisa que precisa ser melhorada, porém é preciso que o cidadão mude seu pensamento sobre a bicicleta e passe a apostar nela como um meio de transporte sustentável e rápido para o deslocamento", considerou.

Atualmente, o Distrito Federal tem 500,2 km de malha cicloviária - entre ciclovias e ciclofaixas. Para o coordenador do Fórum de Mobilidade de bicicletas do GDF, Paulo Alexandre Passos, desde 2011 o tema é trabalhado por meios de serviços e grandes ações a fim de promover o uso das bikes e seus benefícios para a saúde e para o meio ambiente.

"O GDF trabalha com três eixos do Plano de Mobilidade: infraestrutura – com as ciclovias e ciclofaixas -, serviços e mudanças de comportamento. Esses três fatores são essenciais para consolidar estratégias e avançar no tema. Como resultado, o DF tem crescido na implantação de ciclovias e hoje está mais seguro e agradável andar (de bicicleta) no DF", explicou.

Quem também considera que houve avanços na mobilidade é a ciclista Maria Inês, que diariamente usa o meio de transporte para passear pelo DF. "Saio quase todos os dias do Sudoeste com minha bicicleta. Convivo diariamente com o tema e acho extremamente importante debatermos estratégias para criar ações e incentivar o uso. Posso dizer que hoje a cidade oferece melhores condições para nós, ciclistas", afirmou.

OBRAS - Ainda estão em execução mais 107,5 km de ciclovia em quatro regiões administrativas: Brasília, Gama, Lago Sul e Park Way. Além disso, está em estudo a instalação de novas ciclofaixas ainda em 2014.

Confira os números da malha cicloviária no DF atualmente:

Cidade
Extensão
BRASÍLIA
88,8 km (ciclovias)
GAMA
23,6 km (ciclovias)
TAGUATINGA
45 km (ciclovias)
BRAZLÂNDIA
3 km (ciclovia)
SOBRADINHO
1,5 km (ciclovias)
PLANALTINA
1,3 km (ciclovias)
PARANOÁ
2,4 km (ciclovias)
NÚCLEO BANDEIRANTE
3,8 km (ciclovias)
CEILÂNDIA
40 km (ciclovias)
GUARÁ
14,7 km (ciclovias)
SAMAMBAIA
21 km (ciclovias)
SANTA MARIA
14,6 km (ciclovias)
RECANTO DAS EMAS
26,9 km (ciclovias)
LAGO NORTE
1,8 km (ciclovias)
RIACHO FUNDO II
8 km (ciclovias)
SUDOESTE/OCTOGONAL
10,3 km (ciclovias)
PARK WAY
43,5 km (ciclovias)
SCIA
1 km (ciclovia)
TOTAL
351,2 km

Houve também obras e ações para implantar ciclovias e ciclofaixas nas principais rodovias que cortam o Distrito Federal, confira os números:

Ciclovias nas rodovias do DF:

Rodovia/Cidade
Extensão
DF-001 / ITAPOÃ
4 km
DF-001 - DF-463 / SÃO SEBASTIÃO
10 km
DF-001 / TAGUATINGA-SAMAMBAIA
3 km
DF-005 / VARJÃO
10 km
DF-079 / PARK WAY-ÁGUAS CLARAS
8 km
DF-440 / CONDOMÍNIO RK
2 km
DF-480 / GAMA
4 km
DF-001 / SAMAMBAIA
8 km
DF-025 / PARANOÁ
2 km
DF-150 / COLORADO
7 km
FAZENDINHA-RECANTO DAS EMAS
2 km
TOTAL
61 km

CICLOFAIXAS NAS RODOVIAS DO DF

Rodovia/Cidade
Extensão
DF-009 / LAGO NORTE
18 km
DF-025 / LAGO SUL
52,4 km
DF-027 / ESTRADA PARQUE JK
3,6 km
DF-035 / ESAF/LAGO SUL
8 km
DF-459 / LIGAÇÃO CEILÂNDIA/SMAMBAIA
6 km
TOTAL
88

Alguns trechos foram feitos fora do conceito implantado pela atual gestão e serão revitalizados, como em parte de Taguatinga, onde a malha local será reestruturada com as obras de implantação do Expresso Oeste, com a ligação ao Plano Piloto e demais cidades.


 Fonte: Johnny Braga, da Agência Brasília/Foto: Pedro Ventura / Arquivo

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