RECENTES

Clínica da Família de Sobradinho oferece sessões de shantala




Massagem promove contato entre mãe e filho

A Clínica da Família do bairro de Nova Colina, em Sobradinho, realiza, há um mês, sessões da massagem shantala, que promove o contato entre mãe e filho. O serviço é disponibilizado todas as quartas feiras, em duas sessões: uma às 14h e outra às 16h.

A responsável pelo trabalho é a cirurgiã-dentista da Secretaria de Saúde (SES/DF) Ana Cristina Dantas. "Nós notamos que muitas crianças possuíam algum tipo de medo ou receio, fruto de abusos ou violência. A shantala ajuda a promover esse toque de carinho e amor, além de ajudar em algumas enfermidades", comentou.

A médica explicou que muitas mães já estão aproveitando o serviço. "Nós estamos atendendo crianças de 1 mês a 6 anos, e já chegamos a receber 15 mães por sessão. Algumas voltam, celebrando que o filho delas não tosse mais, que a massagem ajudou. É muito gratificante", comemorou.

A massagem - A shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala, no Sul da Índia. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pelo país, deparou-se com a cena, na rua, de uma mulher massageando seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava em uma associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.

Leboyer pediu para fotografá-la e filmá-la. Durante dias ele acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento.

Na índia, essa prática não tem um nome específico, pois é uma atividade que faz parte da rotina de cuidados com o bebê.

Serviço
Massagem Shantala
Local: Clínica da Família Nova Colina, Sobradinho
Data e hora: Todas as quartas, em duas sessões: das 14h às 15h e das 16h às 17h.


Da Secretaria de Saúde/ Foto: Divulgação

Nenhum comentário