RECENTES

Fundo de Desenvolvimento Rural Social beneficia mais produtores do DF


Desta vez, equipamentos foram entregues a agricultores da região de Brazlândia, Sobradinho e Planaltina, além de Vargem Bonita e Riacho Fundo

Produtores rurais da região de Brazlândia, Sobradinho e Planaltina receberam equipamentos adquiridos por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural Social (FDR Social). Os bens são patrimônio público, concedidos às entidades dos agricultores por meio de convênio.

O presidente da Cooperativa Agropecuária do Vale do Curralinho (Coomvale), Carlos Cardoso, agradeceu o apoio. "Nunca houve desenvolvimento para nós antes. Conseguimos um conjunto de mecanização e agora esse caminhão leiteiro. Avançamos muito e mais do que imaginávamo, nos últimos anos graças ao apoio que recebemos", disse.

Para receberem os equipamentos, as entidades participaram de chamada pública na qual apresentaram projetos para aquisição. As propostas foram submetidas aos conselhos regionais de desenvolvimento rural e ao Conselho Gestor do FDR.

Os agricultores terão de fazer seguro dos equipamentos, zelar por sua manutenção e conservação. Os servidores da Secretaria de Agricultura fiscalizarão o uso dos bens, que podem ficar com as entidades por tempo indeterminado se tiverem o uso adequado.

Para Anaildo da Silva, presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar (Astraf), o caminhão-baú adquirido representa mais qualidade dos produtos e menos custo. "Vai ajudar demais. Hoje vendemos ao Papa-DF (Programa de Aquisição da Produção da Agricultura do Distrito Federal) e pagávamos frete. Agora isso vai acabar. Atuamos em três feiras e também vamos transportar os alimentos para elas", comemorou.

"É uma conquista muito grande e é de vocês. O FDR deve continuar a ser utilizado, ampliado e fortalecido. A participação de vocês é essencial. Construímos essa política com muito esforço e a participação do produtor rural foi essencial para ela dar certo", ressaltou o subsecretário de Desenvolvimento Rural, José Nilton Campelo.

Para o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, as entregas são resultado de uma política construída de forma correta, séria e com foco no desenvolvimento da população. "Nós estamos num momento especial por que conseguimos fazer uma política pública, com lei e regulamentação, que chegou para quem precisa. É assim que tem que ser feito. Fizemos essa mudança, as pessoas entenderam e se apropriaram dela. O processo começou há dois anos e hoje entregamos o resultado", disse.

Entidades beneficiadas e equipamentos recebidos:

Coomvale РCaminḥo de carroceria aberta e tanques de leite.
Associa̤̣o Mista dos Produtores Rurais do Rio Preto (Mista) Рconjunto de equipamentos para o plantio de mandioca e equipamentos para a prodṳ̣o de feno.
Associa̤̣o dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar (Astraf) РCaminḥo-ba̼.
Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável de Vargem Bonita – recuperação de tubulação para os canais de irrigação da Vargem Bonita e da área rural do Riacho Fundo.

Fonte: Secretaria de Agricultura

Nenhum comentário