RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA: Bancos de leite estão com estoques baixos





Para fazer doações, mães podem se dirigir a uma das unidades de coleta ou pedir que bombeiros busquem o material

Os Bancos de Leite Humano (BLH) do Distrito Federal estão funcionando com baixa de estoque. A coordenadora do Banco de Leite da Secretaria de Saúde, Dra. Miriam Santos, explica a situação: "Desde o Natal, tivemos uma queda no número de doadores, porque, normalmente, em épocas de festas e férias, as doações caem muito e muitas mães viajam ou recebem visitas em casa e fica difícil para elas doarem".

Hoje, o Distrito Federal coleta 1.500 litros por mês, mas, segundo a coordenadora, o ideal seriam 3 mil. Em 2014, foram coletados 300 litros a mais do que em 2013, mas, ainda assim, a baixa nos estoques preocupa, pois cada vez mais os bebês prematuros sobrevivem e ficam, pelo menos, quatro meses internados. Em média, dentro da rede pública, há 150 bebês por dia, tomando até 55 ml de leite.

As mães que querem doar podem se dirigir a um dos três postos de coleta — São Sebastião, Samambaia ou Hospital São Francisco, em Ceilândia — ou ligar para o número 160, opção 4, e pedir que o Corpo de Bombeiros vá até a residência buscar o material.

Nas unidades, qualquer pessoa — mãe, pai, filho, irmão, tio, mãe, avó — pode buscar o material. Chegando lá, ela receberá um kit e instruções de como fazer a coleta. Os bombeiros também levam o material e instruem as doadoras e demais pessoas da casa.

Além disso, a corporação faz o recolhimento do leite nas cidades do Entorno do DF, com exceção de Planaltina de Goiás, que recolhe o próprio leite e manda para os bancos de Sobradinho e de Planaltina. De acordo com a médica Miriam Santos, nas cidades, não há Unidade de Terapia Intensiva para crianças, por isso, elas são trazidas para os hospitais de Brasília, e o leite doado pelas mães dessas regiões também: "Conseguimos ainda ser a única cidade a oferecer leite nas UTIs para os bebês internados".

O Distrito Federal tem 15 bancos de leite, sendo três privados – Hospital Anchieta, Santa Lúcia e Maternidade de Brasília —, e os outros públicos. São eles: hospitais das Forças Armadas, da Asa Norte, da Asa Sul, de Brazlândia, de Ceilândia, do Gama, de Planaltina, do Paranoá, de Sobradinho, de Santa Maria, de Taguatinga e do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Confira aqui no site da Secretaria de Saúde outras informações sobre a coleta de leite em casa e os contatos das unidades para doação.

Para doar leite
- Qualquer um dos bancos de leite do DF ou os postos de coleta em São Sebastião, Samambaia e Hospital São Francisco (Ceilândia)
- Ligar para 160, opção 4 (Corpo de Bombeiros busca em domicílio)


Fonte:  Dayane Oliveira, da Agência Brasília/Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Nenhum comentário