RECENTES

SAÚDE: Sobradinho recebe orientações de combate à dengue no DF

  
O governador Rodrigo Rollemberg realizou, na manhã desta quinta-feira (19), um encontro com administradores, secretários e coordenadores regionais de saúde e educação para apresentar plano de ação integrado de combate à dengue e febre chikungunya.

Para Rollemberg, as administrações regionais têm a missão de procurar igrejas, meios de comunicação, associações e empresários que possam ajudar na campanha. “Tivemos uma epidemia de dengue, embora não reconhecida, mas número muito expressivo de casos de dengue no ano passado no DF, e a gente sabe da importância da mobilização para buscar reduzir as ocorrências", disse o governador do DF.

Presente na reunião, o administrador regional de Sobradinho, Divino Sales, prioriza ações para movimentar os moradores de Sobradinho no combate ao transmissor de ambos os vírus.  “Conversarei com grupos comunitários de todos os segmentos para que possamos desenvolver atividades com o objetivo de diminuir a quantidade de casos das doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti”, reforçou o administrador.

No dia 11 de fevereiro, o GDF iniciou uma força-tarefa para reduzir a incidência de casos das doenças. Planaltina, que sediou o evento de lançamento, foi a que mais registrou casos de dengue em 2014. As áreas que deram pontapé inicial na batalha contaram com equipes de voluntários para visitar as casas e levar informações que podem salvar vidas.

Tratamento das doenças

Dengue

Não é possível dizer que existe um tratamento específico contra a dengue. Os especialistas tratam, na verdade, os sintomas decorrentes da doença. O recomendado é tomar muito líquido para evitar a desidratação. Em caso de dores e febre, o médico costuma ministrar medicamentos antitérmicos, como o paracetamol. Em alguns casos, é necessária a internação para hidratação endovenosa e, nos casos graves, tratamento em unidade de terapia intensiva.
Vale salientar que pacientes com dengue ou suspeita de dengue não devem ingerir medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham alguma substância associada. O efeito anticoagulante desse produto pode causar sangramento.

Chikungunya

Assim como a dengue, a Chikungunya não tem tratamento específico. Recomenda-se que os pacientes sejam mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum mosquito o pique e repasse a doença. Também como no caso da dengue, é importante tomar muito líquido para evitar a desidratação. Os sintomas são tratados de maneira isolada.


Fonte: (Érica Ianuck Léda com informações da Agência Brasília)

Nenhum comentário