RECENTES

Projeto Produtor de Água no Pipiripau faz parte das comemorações da Semana da Água 2015



Caesb já investiu R$ 800 mil no Projeto

Como parte das comemorações da Semana da Água 2015, a Caesb participa hoje (20/03), às 15h, da assinatura de mais um contrato celebrado entre a Adasa e produtores rurais da bacia do Pipiripau, com o objetivo garantir a qualidade e a preservação da água que abastece a região norte do Distrito Federal. A Companhia, no âmbito Projeto Produtor de Água no Pipiripau já investiu cerca de R$ 800 mil.

Em 2011, a Companhia, em parceria com 12 órgãos federais, distritais e organizações não governamentais, celebrou um acordo de cooperação técnica para a implementação deste Projeto. O acordo prevê um incentivo financeiro aos proprietários rurais que aderirem ao projeto a fim de proteger os mananciais e promoverem a adequação ambiental das propriedades rurais.

A bacia hidrográfica do ribeirão Pipiripau, em razão do uso de sua água para abastecer parte das populações de Planaltina e Sobradinho, assim como para irrigar culturas agrícolas e servir aos diversos usos na pecuária, tem sido cenário de conflitos pelo uso dessa água. O Projeto Produtor de Água no Pipiripau tem como objetivo possibilitar o atendimento satisfatório das populações aos usos citados, resguardar a vazão mínima remanescente e elevar a qualidade da água do ribeirão Pipiripau.

A cooperação técnica definiu a competência de todos os órgãos envolvidos no acordo. A Caesb, por exemplo, é uma das responsáveis pela alocação de recursos financeiros para pagamentos de serviços ambientais prestados pelos proprietários rurais, pela apropriação de custos e agregação ao projeto de ações de controle e proteção ambiental.  Além disso, a empresa contribui com o plantio de mudas de espécies do cerrado e disponibiliza o acervo de dados hidrológicos e de qualidade de água relativos aos cursos de água da bacia monitorados pela Companhia.

Órgãos envolvidos no Acordo:


·         Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb

·         Agência Nacional de Águas – ANA

·         Ministério da Integração Nacional – MI

·         Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal   Adasa

·         Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal Seagri-DF

·         Instituto Brasília Ambiental – IBRAM

·         Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal – Emater – DF

·         Fundação Banco do Brasil – FBB

·         Banco do Brasil – BB

·         Fundação Universidade de Brasília – FUB

·         The Nature Conservance  - TNC

·         WWF Brasil

·         Serviço Social da Indústria – SESI


Endereço da Adasa: SAA Quadra 3 número 1 (antiga Rodoferroviária)
Auditório Humberto Ludovico de Almeida


Fonte: José Carlos Barroso/CAESB

Nenhum comentário