RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA: Fercal terá recolhimento suspenso de Coleta Seletiva temporariamente a partir do dia 27/3


Coleta Seletiva passa por remodelagem em cinco áreas do DF

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) estuda novo formato do Programa de Coleta Seletiva em cinco Regiões Administrativas (São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Fercal e Planaltina). Nessas áreas, o recolhimento porta-a-porta está suspenso temporariamente, a partir desta sexta-feira (27). O motivo é o término do contrato com a Quebec, assinado em 26 de dezembro de 2013, sem possibilidades de renovação.

O serviço prestado pela Quebec tornou-se inviável tanto para essa empresa quanto para o poder público.
Devido ao volume coletado nessas cinco regiões não atingir o percentual esperado, o quantitativo de resíduos coletados não é suficiente para cobrir os custos operacionais da empresa para a realização da coleta seletiva. Dessa forma, a Quebec não se interessou pela renovação do contrato.

Outra inviabilidade do modelo operacional de coleta seletiva nessas cinco RAs se deve aos altos custos que o governo do Distrito Federal paga pelo serviço sem haver o resultado estimado (quantitativamente e qualitativamente). Além disso, não há previsão orçamentária e nem tempo hábil para abrir nova licitação e contratar outra empresa que faça o recolhimento dos resíduos recicláveis nessas cinco regiões.

Apesar da suspensão temporária da coleta seletiva nessas cinco RAs, o SLU orienta os moradores a manter o hábito de separação dos materiais recicláveis, pois, em breve, será desenvolvido novo formato de realização do programa.

Saiba mais
A coleta seletiva foi ampliada para todo o DF em 17 de fevereiro de 2014. O sistema adotado foi de coleta porta-a-porta. O DF foi dividido geograficamente em quatro lotes, atendidos pelas empresas CGC (Lote I), Valor Ambiental (Lotes II e IV) e Quebec (Lote III), por um prazo de 12 meses, com renovação de mais um ano e podendo se estender, no máximo 60 meses, conforme a Lei 8.666/93.

A Quebec venceu a Concorrência Pública 03/2013, que teve como objeto da licitação a coleta, o transporte e a descarga de resíduos sólidos recicláveis. O contrato foi assinado em 26 de dezembro de 2013, com duração de um ano. Esse contrato foi prorrogado por mais três meses, ou seja, até 26 de março de 2015.

Na época dessa licitação, somente a Quebec apresentou proposta para realização dos serviços na área de abrangência do Lote III. Portanto, não há segunda colocada para firmar novo contrato.

Em 2014, o gasto do GDF com a coleta seletiva executada pela Quebec foi de R$1.625.810,92. O valor global do contrato assinado com essa empresa teve um custo de R$4.228.752,00.

Lotes por área de abrangência
Lote I: Brasília, Guará, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, SIA.
Lote II: Park Way (exceção Quadras 3, 4 e 5), Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Gama, Samambaia, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II
Lote III: Sobradinho I e II, Planaltina, Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Lago Sul e Jardim Botânico, Lago Norte, Varjão, Fercal, além da área rural do DF.
Lote IV: Taguatinga, Brazlândia, Ceilândia, Águas Claras, Vicente Pires, SCIA/Estrutural, Park Way (Quadras 3, 4 e 5)
Como o Lote III é composto por outras Regiões Administrativas, a empresa CGC assumirá nesta sexta-feira (27) a coleta seletiva em Sobradinho I e II, Lago Sul, Jardim Botânico, Lago Norte, Varjão, além da área rural do DF.

Coleta Convencional
O SLU informa que a coleta convencional funciona normalmente nessas regiões. As rotas com dias e horários podem ser acessadas pelo http://www.slu.df.gov.br/rotas-coleta-seletiva/coleta-convencional.html
ou pelos telefones 3325-1531 / 3213-0153. A comunidade deve ficar atenta a esse cronograma. Caso o caminhão não faça a coleta, o’ SLU orienta o cidadão a recolher os resíduos de volta para casa e entrar em contato pelo 3325-1531 ou 3213-0153 (SLU).


Fonte: Assessoria de Comunicação/SLU

Nenhum comentário