RECENTES

SOBRADINHO: Rollemberg reforça diálogo com movimentos sociais


 Rede DF em Movimento promoveu encontro para analisar junto ao governo os desafios e o desempenho da atual gestão


(*) Gabriela Moll


Governo e sociedade reuniram-se na tarde deste sábado (11) para uma grande roda de conversa sobre a atual gestão, o Diálogo dos 100 dias. O encontro foi promovido pela rede DF em Movimento, grupo civil autodenominado uma “praça pública de diálogo”. Mediado pelo educador social Everardo Aguiar, o auditório do Centro de Ensino Médio I de Sobradinho foi tomado por representantes de movimentos sociais e interessados em saber mais sobre as diretrizes do governo.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, relembrou o desequilíbrio financeiro enfrentado pela gestão e apresentou esforços como a redução de gastos. Ele ressaltou que o debate mais importante atualmente em Brasília é o da política de transparência. “O estado deve entender as prioridades para reduzir as desigualdades sociais. A transparência é fundamental para defini-las”, afirmou.

O evento foi marcado por uma série de intervenções feitas diretamente ao governador. “Temos que considerar a importância da juventude do DF. Também acredito que o governo deve se mobilizar mais na construção de políticas de mobilidade urbana”, destacou a estudante Ludmila Jardim, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal.

Em resposta à estudante, Rollemberg falou que vai ampliar as políticas voltadas aos jovens e que, acima de tudo, quer conversar com eles para traçar as diretrizes das mudanças. “Vamos encarar a missão de colocar a juventude como protagonista das políticas feitas para ela. Para isso, o diálogo é essencial”, definiu o governador. Sobre a reestruturação do sistema de transporte, o líder do Executivo afirmou que o assunto é complexo e que será necessário tempo para melhorar a situação. “Esse é nosso maior desafio”, assumiu.

Rollemberg defendeu que as medidas tomadas pelo governo devem ser feitas por meio de reuniões temáticas com os secretários para construir alternativas de forma conjunta. “Reforço o compromisso de ter o diálogo sempre próximo aos movimentos sociais”, declarou.

Questionado sobre a implementação de leis que regulamentam a agricultura urbana, Rollemberg defendeu a prática. “Essa questão tem valor cultural. Vamos abrir rodas de conversa sobre o tema e debater medidas benéficas como o uso da agricultura familiar nas merendas escolares”, afirmou.

Entre as demandas dos militantes estavam a descentralização da cultura, o acesso à educação integral, a melhoria das condições nas unidades socioeducativas, a reestrruturação do modelo das administrações regionais e o aumento da participação popular.

O membro do grupo de hip hop local Azulim e representante da casa de reintegração Mar Vermelho Darley César de Jesus acredita que os diálogos possam ajudar o governo a cumprir uma das maiores demandas da população: a desburocratização. “Essa aproximação entre governo e sociedade é fantástica. Só assim conseguiremos atingir um objetivo maior para o DF”, afirmou.

Estavam presentes no evento a secretária de Políticas para Crianças e Juventude, Jane Klebia Reis, o secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Pacco, o secretário de Cultura, Guilherme Reis, e os deputados distritais Dr. Michel (PP) e Joe Valle (PDT), além da colaboradora do governo e esposa do chefe do Executivo, Márcia Rollemberg.

Bonezaço
Após a roda de conversa, o governador seguiu para a praça da Quadra 8, em Sobradinho, para participar do Bonezaço, manifestação que teve como objetivo alertar para o preconceito sofrido por aqueles que usam bonés. “Em várias regiões administrativas nossos jovens acabam tornando-se suspeitos por usarem bonés”, explicou o mediador do evento, Everardo Aguiar.

Usando um boné branco escrito Ceilândia, o governador se declarou a favor da igualdade. “Ninguém deve ser discriminado pela vestimenta. Devemos lutar pela cultura da paz”, defendeu Rollemberg.





(*)Gabriela Moll /Foto: Toninho Tavares - Agência Brasília

Nenhum comentário