RECENTES

Academia em Sobradinho é referência em modelo de gestão




Top Body possui máquinas de última geração, vários professores e um programa diferencial de outras empresas, o PFO


Inaugurada há dois anos e meio, a academia Top Body, localizada na entrada do Grande Colorado, em Sobradinho, possui três pavimentos, máquinas de última geração, 11 professores e um programa diferencial de outras academias, o PFO (Programa Foco no Objetivo). Em pouco tempo de funcionamento, ela se tornou referência em modelo de gestão, tanto que o ex-comandante da PM (Polícia Militar) da região e dono da instituição, coronel Charles Magalhães, foi convidado a dar uma palestra na UnB (Universidade de Brasília) aos alunos do curso de Administração para falar sobre o tema.

Coronel Charles Magalhães (foto) é ex-comandante da PM (Polícia Militar) da região e dono da Academia Top Body
Segundo o empresário, que comandou a PM de Sobradinho no ano de 2005 e é professor de Educação Física, o convite em dar a palestra ocorreu devido ao sucesso que essa ferramenta lhe proporcionou e que atualmente tem sido adotada no planejamento estratégico de diversas empresas. “Nossos diferenciais consistem no planejamento estratégico e na gestão, pois a gente trabalha com identificadores de avaliação de resultados”.

O PFO começou a ser adotado na Top Body a partir de fevereiro deste ano e ele consegue dar um retorno à academia sobre seus serviços oferecidos. “Se um aluno quer ganhar massa muscular, eu tenho de comprovar para ele que ele vai ter. Temos de trabalhar dentro de um objetivo”. O professor de Educação Física conta que a sua pós-graduação na UnB em Fisiologia do Esforço o ajudou a montar o planejamento. “Trabalhei muito dentro da periodização e treinamento. Aí pensei, vou tratar os alunos como atletas. Isso é uma coisa que demanda tempo e dinheiro”. Coronel Charles Magalhães também explicou como funciona. “Logo no início, quando o aluno entra, é feita uma consulta de 40 a 50 minutos, em que se pergunta como está seu estado de saúde, tendência cardiopatia, histórico familiar, e outros. Monta-se uma periodização e de 30 a 40 dias a gente muda os treinos, mas sempre acompanhando”.



Além disso, a Top Body também se diferencia de diversas outras academias por outros motivos. Um deles é o pensamento na sustentabilidade. Em todos os bebedouros da unidade não se vê copos descartáveis, pois os alunos, desde o primeiro dia de aula, são conscientizados de que devem levar suas próprias garrafas. “Essa é uma mentalidade que eu criei, porque esses copos deterioram o meio ambiente. Além disso, toda a nossa iluminação é em LED”.

A iniciativa da instituição em trabalhar com a sustentabilidade é positiva na opinião de especialistas, como o professor, mestre e doutor em Hidrosedimentologia da UnB (Universidade de Brasília), Henrique Marinho Chaves. De acordo com ele, a utilização de lâmpadas LED reduz entre 30% e 40% o consumo de energia e isso acarreta em menos uso de água. “As lâmpadas de LED são mais eficientes do que as normais e elas reduzem uma grande demanda de água, já que 80% da matriz energética brasileira é de origem hidráulica”.



No que diz respeito ao não uso de copos descartáveis, Chaves diz que é com pequenas ações como esta que se consegue uma grande melhoria na natureza. “A iniciativa dessa academia consegue uma pequena diminuição de impacto nos aterros sanitários, uma vez que a média de tempo para que esse material se recicle no meio ambiente é de 100 anos, segundo estudos feitos”, informou o professor da UnB.

A Top Body tem 17 modalidades e conta atualmente com cerca de 900 alunos. O valor mais baixo é de R$ 105 e o local tem convênio com o restaurante SubWay, em que os alunos possuem 20% de desconto nos lanches. Apesar de estar em funcionamento há dois anos e meio, a meta empresarial é inaugurar mais duas unidades. “Daqui dois anos e meio nós queremos estar com uma no Paranoá e outra em São Sebastião”, anunciou o coronel Charles.



Os três pavimentos da academia foram divididos da seguinte maneira: no primeiro pavimento estão os equipamentos que trabalham com as pernas, no segundo, os voltados aos membros superiores e no terceiro pavimento é onde acontecem aulas coletivas.

Preferência pela Top Body

Recentemente, a unidade fechou parceria com a escola de idiomas Wizard, do Grande Colorado. "Os alunos de lá têm de 30% a 40% de desconto para malhar aqui e nossos alunos têm de 30% a 40% para fazer um curso de linguas lá", comemorou o professor de Educação Física. Segundo Charles Magalhães, um dos planos que futuramente pode vir a ser concretizado pela academia é a realização de ações sociais gratuitas, como, por exemplo, aulas de luta a jovens de famílias de baixa renda. "Com isso, a gente poderá contribuir para que essas crianças não se envolvam com drogas no futuro".


O fato de a Top Body trabalhar com 11 professores faz com que esses profissionais deem atenção especial aos alunos. E esse é um diferencial que atrai as pessoas. Foi o que estimulou o estudante Vinicius Abjaude, de 22 anos, a se matricular na academia. " O acompanhamento que eles nos dão é muito bom. Eu malho aqui há quase dois meses e me sinto satisfeito. Além disso, a estrutura foi muito importante para  a minha decisão. Sem falar nos equipamentos, que são todos novos". 



Outro aspecto que influencia na procura por uma academia de qualidade é o ambiente e as pessoas que nela colaboram. Segundo Charles Magalhães, além dele, sua mulher e seus dois filhos também trabalham no local. “Percebi que os alunos querem se sentir em um ambiente familiar e respeitado. Aqui eles encontram isso. Minha mulher é diretora administrativa, meu filho é diretor de vendas e meu outro filho, diretor financeiro”. Para a cantora e aluna da academia Dani Machado, de 35 anos, a Top Body é a melhor academia do Grande Colorado. “Em relação a equipamento, grade horária, modalidades, estrutura e tudo mais, ela é sem dúvida a melhor”.

A cobrança dos atestados médicos e a seriedade como o trabalho é feito já fez a academia perder alunos. “Os atestados médicos são muito importantes e têm validade de um ano. Nós estamos sempre cobrando dos alunos. Quando, por exemplo, eles ficam devendo este documento, não conseguem passar pela catraca, que o avisa de trazê-lo”, advertiu Charles.

Na avaliação do morador do Grande Colorado e aluno da Top Body Alessandro Neves, de 45 anos, a organização que há na instituição é bem elaborada e bem planejada. “Uma academia séria tem de ser desse jeito. Voltei a malhar há um mês e gosto daqui”.

Quem deseja conhecer a instituição, pode ir à academia que está localizada no endereço Condomínio Jardim Europa, Quadra 1, Conjunto A, Loja 15, entrada do Grande Colorado, em Sobradinho. Os telefones para contato são: (61) 3879-1025 ou 3877-1025. Além disso, o site da Top Body é www.topbodyacademia.com.br 


Por Higor Sousa/JS - Fotos Júnior Nobre/JS

Um comentário

Unknown disse...

Sucessos sempre Charles!! Parabens