name='content'> ]]>

RECENTES

Moradores da Fercal são entrevistados para o Museu da Pessoa


Histórias de vida são gravadas em vídeo para serem registradas em museu virtual
Iniciativa tem patrocínio da Votorantim Cimentos

A história da Fercal poderá ser conferida de qualquer parte do mundo pela internet acessando o Museu da Pessoa, que tem como objetivo valorizar e preservar a memória das comunidades, com a participação dos moradores. Para isso, são coletados relatos de vida para serem registrados em museu virtual. A iniciativa conta com o patrocínio da Votorantim Cimentos e é protagonizada pelo Conselho Comunitário na mobilização junto à comunidade.

Os depoimentos dos moradores da Fercal estão sendo coletados por meio do projeto “Todo lugar tem uma história pra contar”, que consiste na realização de entrevistas em vídeo. Os próprios membros do Conselho Comunitário gravaram as entrevistas após serem capacitados em uma oficina promovida pela equipe do Museu da Pessoa, em abril deste ano. Entre os meses de maio e junho, já foram registradas 20 histórias da comunidade.

As gravações serão apresentadas no mês de setembro, durante as festividades em comemoração ao aniversário da Fercal. Também está prevista a publicação das histórias em material impresso para ser distribuído nos estabelecimentos de ensino para os professores desenvolverem trabalhos sobre a história da cidade a partir da memória dos moradores. Na internet, os relatos serão registrados no site: www.museudapessoa.net .

Sobre o Museu da Pessoa
Fundado em 1991, em São Paulo (SP), o Museu da Pessoa é o primeiro museu virtual de histórias de vida reconhecido nacional e internacionalmente. Conta, atualmente, com mais de 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto, e aproximadamente 72 mil fotos e documentos digitalizados. É um acervo que revela, de forma humana e pessoal, a diversidade de experiências e visões dos brasileiros. Ao longo de sua trajetória, o Museu da Pessoa também realizou cerca de 250 projetos de memória, nas áreas de Memória Institucional, Educação, Desenvolvimento Comunitário e Cultura, além de inspirar a criação de três museus: nos EUA, Canadá e Portugal.

Sobre a Votorantim Cimentos
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 49 milhões de toneladas de cimento/ano*. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.
*Excluindo os ativos na China

 Fonte: Rosana Terra, Sirlene Milhomem/ Oficina de Comunicação

Nenhum comentário