RECENTES

SOBRADINHO: Em ato inédito, governo concede terra para comunidade cigana no DF





Assinatura do termo de cessão será nesta quarta (24), às 10h, no Bloco A da Esplanada dos Ministérios

Os governos de Brasília e federal assinam nesta quarta-feira (24), às 10h, no auditório do subsolo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios, termo de cessão de imóvel para abrigar os ciganos da etnia Calon.

Pelo acordo, o governo federal concede o terreno e o governo de Brasília assume a responsabilidade de instalar a infraestrutura – água, luz, esgoto e demais equipamentos públicos. Esse modelo de cessão, para o assentamento de uma comunidade cigana, é inédito no País.

Serão cedidas duas glebas que integram a área da antiga fazenda Sálvia, no Núcleo Rural Córrego do Arrozal, em Sobradinho, cidade localizada a cerca de 20 km do Plano Piloto – a primeira de 2,2 hectares, ocupada por 87 pessoas, e a segunda, de 3,5 hectares, com mais 70 pessoas, todas de origem cigana.

Os Calon começaram a se estabelecer no local a partir de 2009 e, desde então, lutam pelo direito à terra e por melhores condições de vida. A comunidade, que enfrenta várias formas de discriminação, sobrevive por meio de criação de porcos e galinhas e cultivo de milho, mandioca e feijão, além de manter as suas tradições culturais de dança e música.

A cessão da terra faz parte da preocupação dos governos de Brasília e federal de garantir a preservação da cultura e hábitos de populações tradicionais que vivem no território brasileiro e sofrem algum tipo de preconceito.

Estarão presentes no ato a secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF, Marise Nogueira, representando o governo de Brasília, a secretária nacional do Patrimônio da União, Cassandra Maroni Nunes, o superintendente regional da SPU no DF, Sergio Gonçalves, o secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir-PR), Giovanni Harvey, e dirigentes da Associação da Comunidade da Etnia Calon no DF.


Fonte: Semidh 

Nenhum comentário