RECENTES

CEB alerta sobre os perigos de soltar pipa perto de redes elétricas


Com o período de férias escolares, empinar pipas é uma das diversões mais comuns entre as brincadeiras de rua. No entanto, a prática pode trazer sérios riscos caso não sejam tomados os devidos cuidados.

Só em 2014, a CEB atendeu 2.031 chamados de objetos lançados na rede, inclusive pipas, que enroscam na fiação e provocam desligamento de energia. Já em 2015, de janeiro até agora, esse número atinge 1.134. O tempo dedicado a esses serviços poderia ser usado em outros atendimentos  e com isso reduzir o tempo médio de atendimento aos clientes.

Além dos prejuízos materiais e financeiros, soltar pipa embaixo da rede elétrica pode provocar curto-circuito, desligamentos de redes de distribuição e acidentes com choques, caso ela enrosque na fiação. Em casos mais graves podem levar à morte quem está brincando com o objeto.

Outra preocupação é em relação ao cerol, mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores, que é um dos principais causadores dos desligamentos. Geralmente provocam curto circuito e até o rompimento dos cabos, podendo causar um grave choque elétrico ou até mesmo fatal.


Nesta quinta-feira (16/07) a CEB inicia uma ação nas redes sociais com alertas e cuidados na hora de soltar pipas. A ideia é orientar a população que as pipas sejam soltas bem distante das redes elétricas, de preferência, em locais descampados.


Nenhum comentário