TECNOLOGIA & UTILIDADE PÚBLICA
Cresce adesão ao aplicativo da Caesb
Versão de
App para aparelhos Android e iPhone que ajuda a informar
vazamentos
ganha popularidade entre os moradores do DF
A Caesb
identificou crescimento de mais de 40% nas demandas de serviços de vazamento de
água e de esgoto, registradas em outubro, feitas a partir do novo aplicativo da
Companhia, lançado em julho deste ano. Ao mesmo tempo, vem crescendo de forma
linear, mês a mês, o número de aplicativos baixados em ambas versões para
aparelhos Android e iPhone. Na comparação de outubro para setembro, houve um
aumento de cerca de 9% nos downloads do aplicativo criado pela Caesb.
A grande
novidade dessa ferramenta é que o cliente pode informar vazamentos de água e
esgotos, apontando o local e enviando foto, por meio de um sistema
georreferenciado, o que permite mais agilidade no atendimento e, com certeza,
vai ajudar a Companhia a reduzir índices de perdas.
O sistema é
simples. Para utilizar o serviço é preciso apenas baixar o aplicativo da App
Store ou da Google Play, digitando a palavra Caesb. O App possui apenas 5MB,
sem ocupar muito espaço na memória do celular. No momento que o cidadão avistar
um vazamento em qualquer lugar – rua, praças, calçadas – ele acessa o
aplicativo e aponta no mapa o local onde o problema está acontecendo. Se
preferir, pode também tirar uma foto. A informação é enviada para a Caesb que,
por meio do mapa, já identifica o local exato onde ocorre o vazamento. Não é
preciso digitar o endereço.
A solução é
pioneira entre as empresas de saneamento no Brasil e está dentro do novo
conceito de sociedade inteligente, onde a comunidade interage com a Companhia
sendo uma espécie de fiscal, preocupando-se com a questão ambiental, melhorando
o relacionamento e ajudando a Caesb a reduzir perdas, uma vez que os vazamentos
são rapidamente identificados e podem ser consertados com mais agilidade e
precisão.
A ferramenta
permite ao cliente realizar consulta de segunda via com acesso ao código de
barras para pagamento de fatura e contato direto com a Central de
Relacionamento com o cliente - 115. Uma versão da cartilha de caça-vazamentos,
com orientações e dicas para os consumidores, também está disponível no aplicativo.
A Caesb já
está trabalhando para que, até o final do ano, novas funcionalidades sejam
agregadas ao aplicativo, entre elas a autoleitura dos hidrômetros, consulta do
andamento de protocolos, denúncias de irregularidades, gráfico com histórico de
consumo de cada cliente, além de traçados de rotas para o escritório de
atendimento da Caesb mais próximo de onde o cliente estiver, caso ele precise
se dirigir a um deles.
Um aspecto
importante do aplicativo é que o cliente não precisa informar o endereço, pois
o aplicativo já informa as coordenadas geográficas (latitude e longitude),
facilitando assim, a localização do problema encaminhado.
No site –
www.caesb.df.gov.br – existem outros serviços disponíveis ao cliente com
destaque para o atendimento feito por meio de chat. A Caesb continua a investir
em tecnologia para ampliar cada vez mais o portfólio de soluções de
atendimento, de acordo com as novas necessidades do mercado e interligando de
forma segura e rápida o consumidor à Companhia.
Fonte: José Carlos Barroso-Assessoria
de Comunicação – PRC
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