RECENTES

URBANIZADORA PARANOAZINHO E GDF AVANÇAM NO PROCESSO DE TRANSPARÊNCIA DA REGULARIZAÇÃO EM SOBRADINHO




Em debate  mediado  pelo  secretário  Thiago  Andrade,   GDF  e  a   UPSA  priorizam estratégias para dar celeridade da legalização dos condomínios do Grande Colorado

Um debate mediado pelo GDF, nesta sexta-feira (2), trouxe novos avanços ao processo de regularização do Setor Habitacional Grande Colorado. Realizada na sede da Secretaria de Gestão de Território e Habitação do Distrito Federal (SEGETH), a reunião entre a Urbanizadora Paranoazinho (UPSA), síndicos, representantes dos condomínios e do GDF conferiu mais transparência em relação a dúvidas dos moradores.

Durante o encontro a UPSA garantiu acesso digital completo à documentação referente à aquisição da Fazenda Paranoazinho. Além disso, o titular da pasta da SEGETH, Thiago Andrade, também disponibilizou consulta aos processos e aos projetos referentes à regularização da região.

"É importante que as duas partes estejam a favor da regularização e esse é o primeiro pressuposto. Nosso objetivo é efetivar a regularização desse setor habitacional com todas as suas particularidades", ressaltou o secretário.

Para o presidente da UPSA, Ricardo Birman, a reunião foi importante para garantir mais transparência ao processo. "Quanto mais transparência houver, mais os moradores perceberão que nossos interesses são totalmente convergentes. Além da documentação que nos comprometemos hoje a encaminhar aos síndicos, nosso escritório está de portas abertas a todos os moradores que tenham interesse em saber mais sobre a regularização. Também fazemos coro ao pedido dos moradores para que o GDF permita que os síndicos tirem cópia de todos processos”, reforçou o presidente da UPSA, Ricardo Birmann.

As deliberações da reunião atenderam também às demandas dos moradores durante da audiência pública realizada, por iniciativa do deputado Raimundo Ribeiro, com os moradores dos condomínios do Grande Colorado, no dia 15 de setembro.

Equipamentos públicos

Outras pautas discutidas na audiência foram a destinação de áreas para equipamentos públicos, a questão dos muros e guaritas dos condomínios, além do agendamento de uma apresentação técnica da Central de Aprovação de Projetos sobre o fluxo de aprovação de projetos urbanísticos da região do Grande Colorado e suas condicionantes.

“Agora está havendo uma abertura para todos os moradores. Os condôminos e moradores estão sendo ouvidos. Estou satisfeita. Espero que isso continue”, comemorou a moradora e representante do Solar de Athenas Maria Bernadette.

O morador e síndico do condomínio Jardim Europa, Inácio Machado, também aprovou as inciativas por maior transparência do processo como um todo. “O mais importante nessa reunião foi a garantia do acesso” opinou.

O administrador de Sobradinho, Divino Sales, também apoiou as deliberações. “É muito importante esse papel da empresa de trazer segurança. Quando a UPSA oportuniza a abertura dos documentos também facilita o entendimento e a discussão acerca da regularização”, pontou o administrador.

Participaram da mediação coordenadora de Urbanismo da CAP Tereza Doller, o secretário adjunto da SEGETH, Luiz Octávio Rodrigues.


Por Cinara Lopes Lima

Nenhum comentário