RECENTES

ESPORTE: Jovem de Sobradinho ganha 1º lugar na prova de 50km de Marcha Atlética nos EUA


(*) Higor Sousa/JS

Caio Oliveira de Sena Bonfim também foi bronze nos Jogos Pan-Americanos deste ano nesta distância

Ao menos 15 competidores participaram da prova que ocorreu nos EUA- Foto: Divulgação

O mês de novembro foi de grande importância para o morador de Sobradinho Caio Oliveira de Sena Bonfim, de 24 anos, que ganhou em 1º lugar a prova de 50km de Marcha Atlética que ocorreu no fim de novembro na Califórnia (Estados Unidos). O jovem também foi bronze nos Jogos Pan-Americanos deste ano nesta distância e também é medalhista no Pan de Toronto, no Canadá.

Ao menos 15 competidores participaram da prova que ocorreu nos EUA. Além do jovem morador da região, outros dois brasileiros também competiram, sendo um de Curitiba e outro de São Paulo. Com isso, Caio Bonfim vai disputar a marcha atlética dos 50km nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

O atleta fez o tempo de 4h01min43seg, marca abaixo de 4h03m necessários para a disputa dos Jogos. Foi a estreia do brasileiro na prova mais longa do esporte. Para se adaptar ao percurso mais longo, ele vinha marchando 30km diários como parte da preparação.

Caio Bonfim explica que sempre gostou de esporte e que, quando criança, como todo brasileiro, era apaixonado por futebol. “Joguei futebol dos cinco aos 16 anos e terminei minha carreira no futebol nas categorias de base do brasiliense”. De acordo com o jovem, ele pretende continuar competindo por um bom tempo. “Pretendo seguir até não ter mais condições de competir. Hoje sou licenciado em Educação Física e pretendo seguir o caminho do meu pai, como treinador”.

Segundo o jovem, o esporte sempre esteve presente em sua família, pois seu pai era treinador da sua mãe, também atleta. Foto: Divulgação

 Família

E não é para menos que Caio Sena Bonfim conquistou o título. Segundo o jovem, o esporte sempre esteve presente em sua família, pois seu pai, João Sena Bonfim, professor de Educação Física e técnico de atletismo, era treinador da sua mãe, também atleta. “Meu pai, desde que eu me entendo por gente, é treinador e apaixonado pelo atletismo. Minha mãe foi uma grande atleta da marcha atlética, e por vê-la treinar e competir, tomei gosto e aprendi a marchar”.

Conforme lembrou o jovem, seu pai viu que o filho levava jeito e o convidou a participar de uma competição. “Competi e me apaixonei”. Questionado se Sobradinho é uma boa região para seus treinos, ele diz que sim. “Sobradinho tem apenas uma pista de Atletismo, mas que é muito boa. No mais, treinamos na rua e os percursos que fazemos os asfaltos estão em bom estado”.

O jovem treina de segunda a sábado, duas vezes ao dia, de manhã e à tarde, e nas horas vagas costuma jogar futebol americano. Além disso, ele faz alongamento, pilates, academia e possui um acompanhamento constante com um fisioterapeuta. “Quando eu estava me preparando para a prova dos 50km eu chegava marchar nos treinamentos até 42 km por dia”.

Por Higor Sousa - Exclusivo para a Edição nº 290 do Jornal de Sobradinho - Dezembro de 2015

Nenhum comentário