RECENTES

Fercal ganhará uma nova Unidade Básica de Saúde



Obra será financiada por empresa de cimentos, em acordo de compensação ambiental

Após 10 anos de espera, a nova Unidade Básica de Saúde da Fercal vai sair do papel. A construção ficará sob responsabilidade de uma empresa de cimentos que atua na região, graças a um Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 2005.
 
“Entregamos o projeto no Ministério Público do DF nesta quarta-feira (16). Essa unidade vai representar grande melhoria para a população daquela região, reforçando o atendimento já existente”, ressaltou o secretário de Saúde, Fábio Gondim.

As obras devem começar em fevereiro de 2016 e a previsão é de que sejam entregues no final do mesmo ano. A unidade contará com três equipes de saúde da família e oferecerá atendimento de assistência básica, como consultas em geral com médico da família, para uma população de cerca de 12 mil pessoas.

Atualmente, uma unidade de saúde funciona na Fercal, em imóvel alugado, também com três equipes de saúde da família, mas em local distante para a maioria dos moradores. “A proposta da saúde da família é ter atendimento perto de casa. Por isso essa nova unidade terá nova localização, mais perto, e em terreno próprio da secretaria”, informa Roberta Fernandes, da diretoria de Organização de Serviços da Atenção Primária da pasta.
 
TAC – O Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado em 2005 e obriga a fábrica de cimentos a fazer uma compensação ambiental no valor de R$ 20 milhões. Segundo o analista jurídico do MPDFT, Rodrigo Pimentel, ficou acordado que essa quantia seria paga com a construção de uma unidade de saúde e de uma escola na região.


“Na reunião desta quarta-feira foi efetivada a entrega desses projetos para começar a construção”, observa Pimentel. As duas unidades devem ocupar terrenos próximos. A entrega dos documentos contou com a presença dos secretários de Saúde e de Educação, e do vice-governador, Renato Santana.

Nenhum comentário