Para dar conta do recado, onze empresas vão cuidar do asfalto do DF
O trabalho
de recuperação da malha asfáltica do Distrito Federal será feito por 11
empresas. Elas ficarão encarregadas de dar mais celeridade às chamadas
operações tapa-buraco e promover intervenções mais complexas, como fresagem ou
substituição completa do pavimento.
As
vencedoras foram escolhidas em licitação iniciada no fim de 2015 pela Companhia
Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), e que está em fase de
homologação dos contratos. O custo ficou, em média, 17% abaixo do previsto
inicialmente pela empresa pública. A estimativa é desembolsar R$ 10 milhões por
mês.
Todas as
ganhadoras tiveram de comprovar que têm usinas de massa asfáltica própria,
exigência da Novacap. Só puderam participar da concorrência organizações
instaladas em Brasília, pois a demora no deslocamento da massa até o local a
ser recuperado compromete a qualidade do asfalto.
O contrato
tem validade de cinco anos, prorrogável por mais um. A previsão é que as
empresas comecem a operar em abril. A última licitação pública para esse tipo
de serviço ocorreu em 2009. Na ocasião, sete participantes saíram vencedores e
ficaram responsáveis pelas operações até 2014, quando o contrato terminou.
Desde então, equipes da própria Novacap têm feito o trabalho nas regiões
administrativas. Dessa vez, o processo dividiu o Distrito Federal em 16 lotes —
dois por empresa.
Trabalho
monitorado
Para
garantir o bom nível do asfalto, a Novacap vai acompanhar, por meio de sistema
de georreferenciamento, cada um dos buracos cobertos pelas novas fornecedoras.
A intenção é evitar o emprego de material de baixo padrão. “Vamos ter o
controle total de todos os serviços prestados. Com isso, entregaremos à
população um serviço de qualidade e evitaremos que um buraco seja tapado
diversas vezes em um curto espaço de tempo”, destaca o diretor-presidente da
companhia, Hermes de Paula.
As
características do pavimento usado também serão avaliadas. A Novacap tem
laboratório com equipamentos capazes de medir a espessura do produto, a
temperatura da massa e a quantidade de areia empregada na fabricação. A
companhia é responsável pela maioria das ruas internas de Brasília (aquelas
próximo a residências e comércios) e pelo Eixo Monumental, entre outras
rodovias. A Estrada Parque Taguatinga (EPTG), os Eixos Rodoviários Sul e Norte
e a L4 Sul, por exemplo, são de responsabilidade do Departamento de Estradas de
Rodagem (DER).
Fonte:
Agência Brasília/ foto reprodução Jornal de Brasília
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