RECENTES

EXCLUSIVO: Administração de Sobradinho promete resolver o mais rápido possível problemas na região



Divino Sales recebeu a equipe do Jornal de Sobradinho e conversou sobre várias questões
 
Divino Sales é advogado e professor de Direito Penal

(*) Higor Sousa/JS
 
Pintar as faixas de pedestre e as placas de sinalização, ficar cada vez mais próxima da comunidade, arrumar as quadras de esporte e praças, desafogar o Hospital Regional de Sobradinho e garantir mais segurança pública são passos que a Administração Regional da cidade já começou a dar e que ela pretende aprimorar. No dia 28 de abril, o administrador da região, Divino Sales, que é advogado e professor de Direito Penal, recebeu a equipe do Jornal de Sobradinho e conversou sobre estas questões.
 

Com o foco em transformar Sobradinho como sendo uma das melhores cidades para se viver no Distrito Federal, o administrador Divino Sales informou que com a ajuda da população, conseguiu diminuir a violência na região, melhorou a limpeza da cidade e estabeleceu rede de ônibus na bacia onde faltava. “Com a CONSEG (Conselho de Segurança), nós estamos conseguindo mapear pontos mais críticos e melhorá-los. Além dele, também temos o programa Pacto Pela Vida. Nós já reunimos o CONSEG em vários lugares, como o Córrego do Arrozal e Comunidade Cigana”. De acordo com Sales, no local, as pessoas podem fazer sugestões e denúncias. “Tudo é mantido sob sigilo”.
 

Na opinião do servidor público Vinicius da Silva Martins, de 29 anos, a segurança na região é perceptível. “Lógico que a gente não vai sair de madrugada pela rua, dando mole. Mas, no dia-a-dia eu notei que a cidade está mais tranquila. Não tem mais aqueles assassinatos que aconteciam diariamente”.
 

Segundo Sales, a aproximação da Administração com outros órgãos do governo, como Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), Terracap (Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal), Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal), DER (Departamento de Estrada de Rodagem), Corpo de Bombeiros e Policias Civil e Militar, tem ajudado a manter a tranquilidade na cidade.
 

Sinalização e limpeza

 
Há pouco tempo, as pistas de Sobradinho passaram por uma revitalização. Por isso, algumas vias ainda estão sem pintar, o que dificulta a visão dos motoristas. É o caso da bancária Flávia Dias, de 38 anos. Ela diz que aprovou a qualidade das pistas, mas a necessidade de pintura é urgente. “Aqueles buracos que tinham antes, já não existem mais. Porém, as pessoas que dirigem precisam da pintura”. Sobre isso, o administrador de Sobradinho garante que logo o problema será resolvido. “Nós estamos acompanhando tudo isso de perto. Recentemente já começaram a pintar as faixas de pedestres e o Detran está aguardando para poder revitalizar também as placas e toda a sinalização”.

 
Sobre a limpeza na região, Divino Sales explica que a Administração tem um programa chamado de “Administração em Ação”. “As equipes da Administração, juntamente com a Novacap e o SLU, percorrem a cidade para o mutirão de limpeza. Em algumas situações, cinco equipes ficam divididas em pontos diferentes”.

 
Sobre o mau-cheiro da quadra 1, a Administração Regional afirma que há um projeto para aquela área, o qual já foi aprovado e está em andamento. “Nós vamos fazer a revitalização do Ribeirão Sobradinho e isso resolverá este problema”. Divino Sales também comentou sobre a área de transbordo do SLU (Serviço de Limpeza Urbana), que fica às margens da BR-020. “A diretoria do SLU tem promovido algumas políticas que serão implantadas ali e que logo serão colocadas em prática. Queremos retirar o lixão dali”. Além disso, de acordo com o administrador, existe a possibilidade de criar PEVs (Ponto de Entrega Voluntária), que serão pontos onde as pessoas poderão depositar colchão velho, móveis que vão para o lixo, televisores, enfim, tudo que o caminhão de lixo não pode carregar. “Porém, ainda não temos um prazo limite. Estamos fazendo um levantamento das áreas e ainda tem a questão de alocação de recursos para que o pessoal possa começar a colocar em prática”.

 
No que diz respeito à saúde pública, o advogado Divino Sales esclareceu que a Administração tem uma parceria com o HRS (Hospital Regional de Sobradinho) e que eles trabalham em conjunto. “Nós fizemos a recuperação do heliponto. Recentemente, todos nós fizemos um levantamento de todas as dificuldades físicas e de pessoal que há na unidade hospitalar”. Ele acredita que logo os problemas serão sanados. “Estamos sempre prontos para aquilo que nós podemos auxiliar. Queremos desafogar o pronto-socorro para dar mais qualidade aos profissionais e à população”.
 

Setor de Mansões

 
O bairro Setor de Mansões, que pertence a Sobradinho, recebeu visitas da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital) e da Administração. Ambos fizeram um levantamento para saber quais eram os principais problemas enfrentados pelos moradores, sendo um deles, o alagamento, em época de chuva, da via por onde os carros transitam. De acordo com o administrador Divino Sales, com o advento do verão, o governo fará novas visitas para identificar outros transtornos e revolver esse.
 

Em nota, a Novacap esclareceu que o diretor administrativo, Julio Menegotto, recentemente esteve no local, acompanhado de funcionários da companhia para fazer uma vistoria na área. A nota também afirmou que  uma equipe de desobstrução de bocas de lobo e limpeza da rede de águas pluviais foi ao endereço para fazer a limpeza das galerias. “Os técnicos da Novacap identificaram que a rede de drenagem de águas pluviais da área, feita pelo próprio condomínio, apresenta problemas de execução. Dessa forma, a Novacap buscará uma solução definitiva e a obra será inserida no cronograma de trabalhos da Companhia tão logo termine o período de chuvas”.

 
Para que todas essas políticas possam ser colocadas em prática, o administrador da cidade, Divino Sales, informou que a Administração Regional depende de recursos que serão encaminhados de emendas parlamentares. “Na medida em que elas forem sendo liberadas, nós vamos colocando em prática”.

 
População e história
 

Foto: Higor Sousa/JS

Sobradinho tem população estimada em 68.551 habitantes

 
De acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios divulgada em agosto pela Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal), Sobradinho tem população estimada em 68.551 habitantes, com taxa média de crescimento anual de 3,73%.
 

Sobradinho foi fundada em 13 de maio de 1960 para abrigar quem vivia nos acampamentos de empreiteiras na Vila Amauri, no Bananal e nas invasões próximo à Vila Planalto, inundadas pelas águas do Lago Paranoá, e os funcionários da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) e do Banco do Brasil que vieram para a fundação de Brasília.
 

Ao fim de 1960, o local contava com mais de 8 mil famílias. Mais tarde, a área foi povoada por moradores que compraram lotes regularizados. Em 1964, Sobradinho tornou-se região administrativa.
 
(*) Por Higor Sousa/JS - Jornal de Sobradinho - Edição nº 298 - Referente a Primeira Quinzena de Maio de 2016 - Material Exclusivo/JS -  Crédito de Foto: Equipe do Deputado Raimundo Ribeiro e Higor Sousa/JS

Nenhum comentário