RECENTES

FERCAL: Ecoponto é inaugurado em Sobradinho para impulsionar a coleta de pneus


Pneus recolhidos serão utilizados no sistema de coprocessamento da fábrica para produção de cimento. A iniciativa é da Votorantim Cimentos com participação do Conselho Comunitário
 
A união da iniciativa privada com a comunidade resulta em uma ação sólida em prol da preservação do meio ambiente e da melhoria da saúde pública. A Votorantim Cimentos de Sobradinho irá inaugurar, no dia 10 de junho, às 9h, um ecoponto dentro da fábrica para receber pneus das borracharias da Região Administrativa da Fercal, uma medida que complementa práticas sustentáveis já executadas pela empresa. Em 2015, a unidade implantou novo sistema de coprocessamento, com o objetivo de aproveitar pneus picados e biomassa para substituir parte do combustível fóssil utilizado no forno para fabricação de cimento.
 
Para viabilizar a iniciativa, a Votorantim Cimentos contou com a participação do Conselho Comunitário da Fercal, parceiro em diversos projetos sociais desenvolvidos e apoiados pela empresa. Membros do Conselho realizaram uma pesquisa com as 11 borracharias instaladas na Fercal para identificar a quantidade de pneus descartados e o interesse dos borracheiros em destinar os pneus inservíveis de forma consistente. A pesquisa apontou que as borracharias descartam 1.020 pneus por mês, sendo que somente duas delas destinam os resíduos para o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal.  
 
A assessora de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos, Cristiani Maria da Silva, explica que a proposta é que as borracharias encaminhem até a fábrica os pneus, que serão armazenados em caçambas coletoras, em local coberto, com recolhimento duas vezes ao dia, sendo encaminhados diretamente para o coprocessamento.  Como o ecoponto foi instalado na área de expedição, onde os caminhoneiros aguardam o carregamento de produtos, eles também poderão colaborar e destinar seus pneus para o espaço. “Essa inauguração integra a programação de atividades que realizaremos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Estamos orgulhosos de mais uma vez envolver a comunidade e engajá-la a participar conosco de ações para melhorar o meio em que estamos inseridos”, afirmou.
 
Além da inauguração do ecoponto, a fábrica irá organizar outras atividades em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, entre os dias 6 e 10 de junho. Serão realizadas oficinas de arte, produção de mudas e oficina sobre conversação de recursos hídricos, entre outras, das quais participarão funcionários da fábrica, estudantes e a comunidade.  
 
Saiba mais - O coprocessamento reduz o uso de recursos naturais não renováveis e a emissão de CO2, além de eliminar a geração de novos passivos ambientais no aterro sanitário. Além da contribuição ambiental, o coprocessamento tem um papel importante para a saúde pública, auxiliando no combate de focos do mosquito da dengue, zika e chikungunya, já que a fábrica coprocessa pneus, além de biomassas, como casca de arroz e cavaco de madeira.
 
Somente de pneus, com o volume atualmente licenciado, a fábrica de Sobradinho elimina diariamente 1.800 pneus de carro de passeio e outros 750 pneus de caminhão. Ao todo, são coprocessados por dia 36 toneladas de pneus, mas a capacidade é de coprocessar um volume ainda maior, de aproximadamente 130 toneladas. Para aumentar essa capacidade, a Votorantim Cimentos aguarda apenas aprovação para ampliar o volume licenciado, já encaminhado ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Já de casca de arroz e cavaco de madeira, a fábrica coprocessa 85 toneladas por dia.
 
Programação - Semana do Meio Ambiente – Votorantim Cimentos de Sobradinho
                         Evento
Atividade
Local
Horário
 
08/0
(Qua
Tema: Recuperação de áreas degradadas
Público: empregados da fábrica- 08/06/2016
(Quarta)
 
 

 
Oficina – Seja você a mudança que quer ver no mundo (Produção de Mudas)
Portaria da Unidade
11h às  14h
 
Tema: Recuperação de áreas degradas
Público: Externo- 08/06/2016
(Quarta)
 
 

 
Oficina Produção de Mudas
Escola Classe Catingueiro
14h às 17h
09/0
(Qua
 
 
 
 
Tema: Recursos Hídricos – Água
Público: empregados da fábrica- 09/06/2016
(Quarta)
 
 

 
Oficina Conservação de Recursos Hídricos
Portaria da Unidade
11h às  14h
 
(Sext
 
Encerramento da Semana de Meio Ambiente
Tema: Palestra Monitoramentos e Controles Ambientais- 10/06/2016
(Sexta)
Tema: Inauguração Ecoponto de Pneus
Público Interno e Externo - 10/06/2016
(Sexta)
 
 

 
Portas Abertas com membros do Conselho Comunitário da Fercal  e início do Recebimento Pneus das Borracharias da Comunidade   Contribuindo com a Saúde Pública e com o Meio Ambiente Local.
Sala Taguatinga
09h às 14h
 
Sobre a Votorantim Cimentos
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 55 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 14 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.
 
Fonte: Oficina de Comunicação - Rosana Terra e Sirlene Milhomem

Nenhum comentário