RECENTES

AÇÕES NA REGIÃO NORTE DO DF - PLANALTINA


PROJETO REFRESQUE IDEIAS – GELADEIRA DO LIVRO

Edição Planaltina

     A geladeira do Livro é um projeto de autogestão, sociocultural e fomentador do conhecimento de forma simples e direta. Trazendo para qualquer indivíduo de forma gratuita o processo de se educar, de conhecer, de aprender e de se divertir. Buscando sempre, o desenvolvimento social da comunidade onde a geladeira é instalada.

     O projeto Refresque Ideias, arrecada geladeiras e livros, e a cada instalação promove uma ação cultural com artes visuais, música e poesia. Se dentro da geladeira há o conhecimento, por fora existe a arte, em desenhos feitos por grafiteiros e artistas da própria comunidade, onde a geladeira do livro será instalada, agregando valor cultural e social ao projeto. E ainda, transformando o espaço público de forma interativa e lúdica.

     A ideia principal do projeto é a reutilização de geladeiras velhas, transformando-as em bibliotecas comunitárias gratuitas. As geladeiras do livro funcionam como uma biblioteca comum, porém não há necessidade de registros. As regras são simples: a pessoa pode doar livros ou pegar para ler e devolver quando quiser.

     O impacto causado pela geladeira nas praças onde é instalada é instantâneo, as pessoas começam a ver, a olhar e a interagir. O projeto por si só, incentiva à utilização das praças públicas, ao criar um local em que a comunidade pode interagir e promover a convivência literária. Afinal, o hábito da leitura está sendo abandonado aos poucos, e o fato de haver em uma praça pública, uma geladeira que funciona como uma biblioteca e de forma gratuita, é um incentivo à leitura e à acessibilidade de conhecimento.

     Contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC, Secretaria de Cultura e Governo do Distrito Federal, em 2016, a geladeira do livro será instalada em seis cidades satélites do DF: Ceilândia, Samambaia, Planaltina, Paranoá, São Sebastião, Guará e Areal. A escolha das cidades foi feita com o intuito de descentralizar e agregar ações culturais e educacionais, em regiões menos favorecidas de Brasília.

     Para a edição de Planaltina, da Geladeira do livro, o projeto Refresque Ideias, em parceria com os coletivos: Casa de Cultura Carlos Marighella e Comunidade Mestre. Traz para esta edição, os musicistas: N. C. S., Chico Nogueira, César, Joub, Nego Thales, Júnior Vidal e Sob Suspeita. Os poetas: Rego Júnior, Pedro Batista, Raquel Ely e Cêés AR. Os grupos de dança: Transição, Sensação Paraense e Catira. Os grafiteiros: Julimar dos Santos, Juliana Borgê e Raph Odrus. E ainda a feira de trocas Bazar das Meninas.

Serviço:

Data: 03/09/2016 
Horário: 14h às 20h

Local: Praça Módulo 8 Mestre D’Armas.

Planaltina - DF
Entrada: Gratuita

 
Contato:

E-mail:
geladeiradolivro@gmail.com

Facebook:
https://www.facebook.com/refresqueideias

Instagran:
https://www.instagram.com/geladeiradolivro/

 
(*) Por Luciana Ribeiro

Nenhum comentário