RECENTES

ARTESANATO

Arte de Regina Fonseca mistura
arte popular com design avançado
Foto: Clives Sampaio
 
(*) José Edmar Gomes
 
A artesã Regina Fonseca dos Santos, quando criança, muitas vezes, deixava as bonecas de lado para apreciar sua avó, Joana Prado, e sua mãe, Joana Fonseca, executarem a técnica do fuxico.

As duas mulheres do interior de Minas (Buritis) transformavam retalhos de tecidos em pequenas trouxinhas de pano que, costuradas umas às outras, se transformavam em bolsas, almofadas, colchas, fronhas, roupas e outros itens que muito agradam as mulheres e encantavam aquela criança.

Regina explica que o fuxico é uma técnica artesanal desenvolvida com retalhos, linhas, agulhas, muita paciência e criatividade e que a técnica tem a ver mesmo com a fofoca, como faz supor o seu nome.

“As mulheres se reuniam, nas pequenas comunidades, para costurar e, enquanto isso, colocavam a prosa em dia, comentando a vida alheia”, explica a hoje também artesã.

 Regina Fonseca nasceu em Sobradinho-DF, onde estudou no CEM 01 (antigo Ginásio) e no Colégio João Wesley, cursou técnicas de artesanato e de culinária. Fez curso de Técnica de Enfermagem e trabalhou como agente administrativo no Governo do Distrito Federal.

Ela também foi cuidadora de idosos, no Lar dos Velhinhos Bezerra Menezes, auxiliando-os nas técnicas de artesanato, aplicando os conhecimentos que adquiriu com sua avó e sua mãe.

Foi exatamente nas artes manuais que Regina Fonseca encontrou seu modus vivendi, a partir do momento que resolveu trilhar de fato os caminhos do artesanato. Para isso, ela já fez cursos no Senac e, atualmente, aperfeiçoa técnicas de decoupagem e transfer no Estúdio Telmart.

Para ela, a capacidade de criar é intrínseca ao ser humano e é isso que torna a arte uma das manifestações humanas mais sublimes.

Regina explica que o artesanato faz parte da cultura tradicional dos povos do mundo, já que as suas origens remontam à época pré-industrial.  Segundo ela, há milhares de anos, já existiam peças de artesanato elaboradas com técnicas avançadas, a partir de diversos materiais.

“O artesanato pode ter uma finalidade estética (por exemplo, um quadro decorativo), ritual (uma máscara) ou funcional (um vaso para água). A sua elaboração combina o design com arte e torna o ambiente ao nosso redor bem mais agradável aos olhos”, declara Regina.

Estilo Próprio - A artesã atualmente produz arranjos de flores, decoupagem em garrafas, velas artesanais, faz decoração de ambientes e ornamentação de festas. Ela afirma que seu estilo, além da memória da infância, resulta de experiências empíricas e de elementos extraídos de tendências contemporâneas.

Na verdade, a arte de Regina Fonseca mistura elementos tipicamente brasileiros e técnicas tradicionais com estilos contemporâneos, resultando em peças de design avançado, porém carregando elementos da cultura popular.

Além do artesanato, propriamente dito, ela leva seu trabalho ao plano da culinária artesanal, o que resultou numa empresa especializada nesse ramo.

Informações:

(61) 98555-7132 \ 99666-9962
Ra-delicatessen.comunidades.net
mailto:Reginafonseca2012@hotmail.com

(*) Fonte: José Edmar Gomes / Jornalista - Foto: Clives Sampaio

Nenhum comentário