RECENTES

REGULARIZAÇÃO CONDOMINIAL NA REGIÃO NORTE DO DF - SOBRADINHO I - IMPÉRIO DOS NOBRES


Império dos Nobres é o primeiro do Setor Boa Vista, em Sobradinho/DF, a alcançar regularização

Moradores receberam as primeiras escrituras em evento comemorativo promovido nesse sábado (1º) pela Urbanizadora Paranoazinho, que passou a propriedade da área para as famílias beneficiadas

Em evento realizado nesse sábado (1º), moradores do Império dos Nobres, localizado no Setor Habitacional Boa Vista, em Sobradinho/DF, celebraram a entrega das primeiras escrituras registradas no Cartório de Registro de Imóveis. O Império é o primeiro do Setor a ter lotes regularizados. Os moradores receberam as escrituras das mãos de Ricardo Birmann, diretor-presidente da Urbanizadora Paranoazinho (UPSA), empresa que mediou a regularização e que, até então, era a proprietária da área onde foi instalado o condomínio; Jane Klébia, administradora regional de Sobradinho; e André Lima, secretário de Estado de Meio Ambiente.

O Império dos Nobres, constituído irregularmente há décadas, tinha lotes inseridos em área da UPSA e em área da Terracap. A parte privada foi regularizada enquanto a parcela em terras públicas ainda aguarda definição judicial. A regularização é a terceira conquistada pela Urbanizadora Paranoazinho desde que a empresa adquiriu a propriedade na região Colorado-Sobradinho onde mais de 50 parcelamentos haviam sido irregularmente implantados. Além do Setor Boa Vista, a área da UPSA compreende loteamentos nos setores Grande Colorado e Contagem.

COM A PALAVRA, OS MORADORES

A regularização do Império dos Nobres foi recebida com enorme satisfação pelos residentes do condomínio. A segurança jurídica, a valorização do parcelamento no mercado imobiliário, a possiblidade de utilizar o imóvel como garantia para empréstimos e financiamentos e a facilidade para vender o lote foram algumas vantagens elencadas pelos moradores que, após décadas vivendo na irregularidade, receberam as escrituras nesse sábado.

Segundo Margarida Alvarenga, que há mais de 15 anos vive no Império dos Nobres, todos esses benefícios são bem-vindos. A possibilidade de deixar o legado da regularidade para os filhos, no entanto, é o maior privilégio. “A regularização era um sonho. Nós nos sentíamos inseguros de viver em um lote irregular e essa segurança só veio com o registro e a entrega das escrituras. Agora, a casa, regularizada, fica como patrimônio para meus dois filhos. Com o documento, que comprova a propriedade da terra, estamos tranquilos, porque ninguém pode tirar deles esse bem”, comemora.

Morar em loteamentos irregulares significa conviver com a incerteza. Ao garantir a proteção da família, a escritura se torna motivo de orgulho. “Esperamos muito tempo por essa conquista, mas tínhamos dúvidas se realmente chegaríamos à regularização. Por isso, todo o processo foi cheio de expectativas. Acreditei desde o início e, hoje, muitos vizinhos comentam que eu tinha razão. Morar em um parcelamento irregular mexe com o brio das pessoas. Mas a regularização virou realidade e viver em um imóvel legalizado é tudo de bom”, celebra Terezinha Lima, moradora do Império há 16 anos.

Para a comunidade, a regularização significa valorização da região e desenvolvimento econômico a partir da instalação de obras de infraestrutura e maior oferta de serviços públicos. Pensando nesses benefícios, Fernando de Medeiros, há quase 20 anos no condomínio, percebeu a viabilidade de negociar a regularização com a UPSA. “Quem mora em parcelamento irregular convive com dois dilemas: o primeiro é a dúvida se a terra é pública ou particular; o segundo é sobre a necessidade de pagar de novo pelo lote. Agora, essas duas questões estão resolvidas porque, embora estejamos desembolsando o valor do lote novamente, desta vez, pagamos para o verdadeiro dono. Não teremos surpresas desagradáveis no futuro.”

HISTÓRICO

A regularização do Império dos Nobres vem sendo conduzida pela UPSA desde 2008. A empresa apresentou vários estudos e projetos e cumpriu todas as exigências governamentais desde então. O processo culminou na emissão da licença ambiental de instalação (LI) em maio deste ano e na aprovação, em junho, pelo Conselho de Planejamento Urbano e Territorial do Distrito Federal (Conplan), ambos contemplando sete parcelamentos do Setor Habitacional Boa Vista. O processo foi então encaminhado ao governador Rodrigo Rollemberg para assinatura do decreto e, em seguida, ao Cartório de Registro de Imóveis de Sobradinho para abertura das matrículas individualizadas para cada lote. Ao todo, 364 famílias foram beneficiadas.

O Império dos Nobres é o primeiro regularizado no Setor Boa Vista. No Grande Colorado, no entanto, muitos moradores já conquistaram suas escrituras por intermédio da UPSA. Desde 2014, 208 famílias do Vivendas Friburgo foram contempladas com a escritura definitiva dos seus lotes e, este ano, a conquista foi de 264 famílias do condomínio Mansões Colorado.

A UPSA

A Urbanizadora Paranoazinho promove o desenvolvimento, a valorização e a qualidade de vida na região Colorado-Sobradinho por meio de investimentos em regularização fundiária, urbanização e novos empreendimentos social, ecológica e economicamente sustentáveis.


Mais informações: www.upsa.com.br e facebook.com/urbanizadora.paranoazinho


Fonte:  Taise Borges - taise.borges@inpresspni.com.br
(61) 3049-9564/ 98129-3557

Nenhum comentário