RECENTES

EXCLUSIVO

Governo promete entregar a terceira pista do Torto-Colorado até o final de 2017

As obras beneficiarão moradores de Sobradinho, Planaltina, condomínios e todos da entrada Norte do DF

(*) Higor Sousa/JS

As obras são financiadas com recursos do BNDES, Terracap e GDF – Crédito de foto: Agência Brasília

Desafogar o trânsito e poder dirigir sem pegar aqueles enormes engarrafamentos na hora de pico é uma realidade que está próxima para os moradores de Sobradinho, Planaltina, condomínios e todos da entrada Norte do Distrito Federal. Isso porque até o final do ano que vem, a terceira pista da DF 003, que fica entre o Balão do Torto e o Colorado, será entregue.

Financiada com recursos do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), Terracap (Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal) e GDF (Governo do Distrito Federal), a obra foi iniciada no governo anterior. Segundo informou o diretor geral do DER (Departamento de Estrada de Rodagem), Henrique Luduvice, só houve interrupções por causa de falta de recursos. Porém, tudo já está normalizado. “Após intensas negociações com o BNDES, as obras foram reiniciadas este ano, entre maio e junho”, relatou o diretor.

De acordo com Luduvice, além da obra na DF 003, outra também já foi iniciada, a qual deve ser entregue em agosto de 2018. “As duas obras estão orçadas no valor de R$ 207 milhões. Na do Torto-Colorado serão seis faixas, três em cada sentido. Há também o TTN (Trevo de Triagem Norte). Ambas trarão grandes benefícios a estas regiões”.

 Conforme afirmou o diretor do DER, neste momento estão sendo finalizados os projetos de obras de artes especiais, como pontes e viadutos, que são de responsabilidade das construtoras contratadas. “A tendência, neste período de chuva, é colocar ênfase nas obras de concreto. Até porque nesta época é mais complexo executar obras de terraplanagem. As obras seguem o cronograma estabelecido conforme acordado com o BNDES”. Ainda segundo o DER, a criação dessas seis faixas vai eliminar o funcionamento da faixa reversa. “Nesta obra teremos 10 viadutos e pontes para acessar os condomínios sem interferências no trânsito da rodovia que dá acesso a várias BRs, como a 020”.

Nos trabalhos realizados no TTN seṛo inseridos 16 obras de artes especiais РCr̩dito da Imagem: DER-DF


Luduvice disse que os trabalhos executados no Trevo de Triagem Norte abrangem o final da Asa Norte, entrada do Lago Norte e Varjão, até a Ponte do Bragueto. “Então existirão 10 obras de artes especiais na terceira pista do Torto-Colorado e mais 16 obras de artes especiais no TTN”.

Na opinião da servidora pública Emília Ribeiro, de 37 anos, a conclusão das obras será muito importante para ela, que é uma das 200 mil pessoas que diariamente enfrenta engarrafamentos enormes nos horários mais movimentados. “Já era tempo de o governo se importar em terminar tudo isso. É muito dinheiro investido para resultados lentos. Mas o bom é que agora eles já estabeleceram datas”.

 
Além dela, o advogado Bruno Soares, de 34 anos, é um dos que não vê a hora de tudo ser entregue à população. “Na hora em que eu vou para o escritório, que fica na Asa Norte, não enfrento muito trânsito porque entro muito cedo. Mas como eu saio muito tarde, sempre pego aquele engarrafamento de tirar qualquer um do sério. Então acredito que quando tudo isso ficar pronto, o trânsito fluirá melhor”.

 
(*) Por Higor Sousa/JS - Exclusivo para Edição nº 313 do Jornal de Sobradinho referente a segunda quinzena de 2016.

Nenhum comentário