RECENTES

HABITAÇÃO / REGIÃO NORTE DO DF - SOBRADINHO II

Obras na Vila Buritizinho serão entregues no fim do semestre

Divididas em sete lotes, intervenções incluem redes para captação de águas das chuvas, calçadas, meios-fios, pavimentação em asfaltos ou bloquetes e duas lagoas de retenção das águas de drenagem

(*) GUILHERME PERA

Com andamento dentro do cronograma, a entrega das obras de infraestrutura e urbanização da Vila Buritizinho, em Sobradinho II, está prevista ainda para o primeiro semestre de 2017. Os cerca de 6 mil moradores da região serão beneficiados pelas intervenções.
Vias da Vila Buritizinho são pavimentadas com asfalto ou com bloquetes, dependendo da localização.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Coimbra, “essas obras vão garantir maior segurança e rapidez no deslocamento do cidadão para o trabalho”, afirma.
O investimento na área é de R$ 30,44 milhões, recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Qualificação de Vias. O trabalho é dividido em sete lotes, em uma área de 90 hectares.
Serão oito quilômetros de redes para captação de águas das chuvas, 51,5 de calçadas, 22 de meios-fios e 11 de ruas pavimentadas em asfaltos ou bloquetes. Haverá duas lagoas de retenção das águas de drenagem.
As melhorias facilitaram a vida do casal Anahie de Oliveira, de 36 anos, e Emerson Augusto de Melo, de 37 anos, moradores da Vila Buritizinho há dois anos. “Antes das obras, tinha dia que eu não saía de casa para não ficar atolada na lama”, diz a estudante. “Acabou o excesso de poeira na seca e de lama na chuva”, emenda o motorista.
Para o aposentado Ubiratan Luiz Ribeiro, de 65 anos, morador da Vila Buritizinho desde 2010, as condições do local deram um salto de qualidade a partir de 2016. “Vemos pavimentação, calçamento, menos lama, menos poeira. Desde o ano passado parece outro lugar”, afirma.


Como está a situação em cada lote na Vila Buritizinho
As obras estão mais avançadas no Lote 2, com a drenagem 97% concluída, e 85% da pavimentação, das calçadas e dos meios-fios. Outros três lotes recebem as mesmas melhorias, e os três restantes são destinados à construção de lagoas de retenção de águas das chuvas.
Em segundo lugar, está o Lote 4, com 98% do sistema de drenagem executado – assim como o Lote 1 – e 65% da pavimentação feita – no Lote 1, esse porcentual é de 45%. No Lote 3, a drenagem está em 95%, e a pavimentação, em 59%.
Nos quatro lotes, as ruas principais são pavimentadas com asfalto, e as locais (dos conjuntos das casas), com bloquetes.
Como estão as obras em cada lote na Vila Buritizinho
Lote 1
Drenagem: 98%
Pavimentação: 45%
Lote 2
Drenagem: 97%
Pavimentação: 85%
Observação: o sistema de drenagem só poderá entrar em funcionamento quando as quatro bacias de retenção estiverem concluídas
Lote 3
Drenagem: 95%
Pavimentação: 59%
Lote 4
Drenagem: 98%
Pavimentação: 65%
Lote 5
Bacia 1A e 1B
Drenagem: 35%
Escavação das bacias: 25%
Lote 6
Bacia 2A
Drenagem: 35%
Escavação: 2%
Lote 7
Bacia 2B
Drenagem: 35%
Escavação: 2%
(*) Por GUILHERME PERA, EDIÇÃO: PAULA OLIVEIRA, Fotos Dênio Simões/Agência Brasília

Nenhum comentário