RECENTES

MEIO AMBIENTE - REGIÃO NORTE DO DF - SOBRADINHO II

Cidades Limpas fica em Sobradinho II até esta quinta-feira (13)

Ação promovida pela Secretaria das Cidades retirou 180 toneladas de entulhos de área próxima ao Polo de Cinema e Vídeo

(*) LARISSA SARMENTO

Na manhã desta terça-feira (11), o programa Cidades Limpas fez a limpeza de uma área de 1,5 mil metros em frente ao Polo de Cinema e Vídeo, em Sobradinho II. O trabalho atendeu a uma reivindicação antiga dos moradores da região.
O programa Cidades Limpas já retirou 180 toneladas de entulho.

Serviço de Limpeza Urbana (SLU)retirou, só na segunda-feira (10), 180 toneladas de entulho do local, que é foco de descarte irregular de lixo.
De acordo com a administradora regional interina de Sobradinho II, Jane Klébia, a ideia é fazer um trabalho de conscientização da população. Depois da retirada total do entulho, haverá plantio de mudas “para que as pessoas deixem de jogar lixo no local”, explicou.
Jane ressalta que a ajuda do programa Cidades Limpas tem um reflexo permanente para a comunidade, na medida em que há uma força-tarefa integrada por órgãos do governo envolvidos com serviços públicos essenciais. “Depois fica mais fácil para a administração manter as coisas em ordem”.
"Depois (do Cidades Limpas) fica mais fácil para a administração manter as coisas em ordem"Jane Klébia, administradora regional interina de Sobradinho II
A Polícia Civil do Distrito Federal também esteve hoje na região, com um posto móvel em frente à sede da administração, no qual os moradores puderam solicitar primeira ou segunda via da Carteira de Identidade. Foram feitos cerca de 40 atendimentos.
A iniciativa de limpeza, conservação e revitalização nas regiões administrativas envolve diversos órgãos do governo de Brasília.  Na semana anterior, o programa atendeu a Fercal.
Até 13 de abril, o Cidades Limpas promoverá ações de:
  • Roçagem
  • Poda de árvores
  • Limpeza e desobstrução de bocas de lobo
  • Retirada de entulho
  • Vistoria de residências
  • Manejo ambiental
A força-tarefa, que já passou por Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Itapoã, Paranoá, Planaltina e São Sebastião, conta com 221 pessoas nesta edição. São servidores públicos ou trabalhadores de empresas com as quais o governo de Brasília mantém contratos.
Além da Secretaria das Cidades, das Administrações Regionais de Sobradinho II e da Fercal e do SLU, participam das atividades a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb).
 Também estão presentes: a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Departamento de Trânsito (Detran), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), as Polícias Civil e Militar do DF e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde.



(*) LARISSA SARMENTO,  EDIÇÃO: VANNILDO MENDES, FotoS: Andre Borges/Agência Brasília.

Nenhum comentário