RECENTES

DE SOBRADINHO PARA O MUNDO

VIOLONISTA BRASILIENSE É PREMIADO NA EUROPA


Na última quinta-feira, dia 25 de maio/17, o violonista Brasiliense Pedro Rogério Aguiar, conquistou o Primeiro Lugar no “1st Salzburg International Guitar Competition”, realizado em Salzburg, Áustria, no período de 24 a 27/05/17. A Competição contou com a participação de 52 candidatos de vários países e foi realizada em três fases: Eliminatória, Semifinal e Final.

Na prova final, Pedro Rogério Aguiar, interpretou três obras de alta complexidade:  Ritmata – Edino Krieger; Bagatelle I – Allegro – William Walton e Fantaisie sur de motifs hongrois – Johann Dubez.

Este foi um Concurso de grande importância por ser o primeiro realizado   por uma das mais conceituadas universidades da Europa, a Universitat Mozarteum Salzburg e organizado pelo grande maestro Eliot Fisk, um dos mais importantes violonistas do século XX e discípulo de Andrés Segóvia.

Com a conquista do lº lugar, Pedro recebeu cerca de 7 mil euros em prêmios e apresentações em diversos palcos internacionais.

Pedro Aguiar (foto)  cursa atualmente o mestrado em Performance Musical sob a orientação de Franz Halász, com bolsa de estudos integral concedida pelo governo alemão

PERFIL do ARTÍSTA

Pedro Aguiar nasceu em Sobradinho/DF, é bacharel em violão pela Universidade Federal de Goiás, tendo como orientador o prof. Dr. Eduardo Meirinhos. Iniciou seus estudos com Maurizio Martins no Teatro de Sobradinho. Em seguida, tornou-se estudante da prof. ª Cida Alvim na Escola de Música de Brasília. Em 2010, realizou intercâmbio na Marshall University (EUA), recebendo uma bolsa de estudos concedida pela CAPES/FIPSE. Em 2012, estudou em Paris sob a orientação de Judicaël Perroy no Conservatoire de Musique d’Aulnay-sous-Bois. Pedro Aguiar conquistou vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o 1º prêmio no XVII Concurso Souza Lima (2006, São Paulo), o 1º prêmio no I Concurso Jovens Talentos da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (2008, Goiânia), o 1º prêmio, unânime e com louvor, no V Concurso Eustáquio Grilo (Brasília, 2011), Prêmio Revelação no Concurso de Violão do MASP (São Paulo, 2011), 1° prêmio do Concurso Internacional de Violão de Punta Del Este (Uruguai, 2011), além de receber o Prêmio Alfredo Puig pela melhor interpretação de compositor uruguaio e 1º prêmio no III Concurso Internacional Vital Medeiros (Suzano, 2012). Em 2014, foi ganhador no 39º Concurso Internacional de Violão de Gargnano, Itália, sendo Oscar Ghiglia o presidente do júri, no mesmo ano obteve o 2º Prêmio no 30º Concurso Internacional Andrés Segóvia, na Espanha. Pedro Aguiar já se apresentou em várias partes do Brasil e em países como Croácia, Itália, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal, Alemanha, entre outros. Atualmente, Pedro Aguiar também se apresenta com a mezzo-soprano alemã Dorothea Spilger como bolsista da Associação Yehudi Menuhin de Munique. Dentre os músicos com os quais se apresentou estão Rudens Turku (violino), Débora Halász (piano), Koryum Asatryan (saxofone), Philipp Stubenrauch (contrabaixo), entre outros. Pedro cursa atualmente o mestrado em Performance Musical sob a orientação de Franz Halász, com bolsa de estudos integral concedida pelo governo alemão para estudar na Hochschule für Musik und Theater München(Escola Superior de Música e Teatro de Munique), onde também exerce a função de professor assistente.


(*) JS - foto : Divulgação

Nenhum comentário