RECENTES

EDUCAÇÃO DF

Número de alunos do #BoraVencer em faculdades públicas do DF chega a 700
Aulões gratuitos ajudaram 166 recém-aprovados na UnB. Entre eles estão Evelyn da Silva de Araujo, que vai cursar química, e Wanderson Armando, futuro jornalista
(*) GUILHERME PERA
Cento e sessenta e seis aprovados na primeira chamada do vestibular de meio de ano da Universidade de Brasília (UnB) em 2017 passaram pelo #BoraVencer. Com eles, o programa do governo local chega a 700 estudantes selecionados para faculdades públicas do DF.
#BoraVencer ajudou 166 recém-aprovados na UnB. Entre eles estão Evelyn da Silva de Araujo, que vai cursar química, e Wanderson Armando, futuro jornalista.
Dos 166 alunos, 114 assistiram aos aulões e 52 ao intensivão. O número representa quase 8% dos 2,1 mil estudantes chamados para 98 cursos de graduação. O resultado saiu na terça-feira (18).
Uma dessas pessoas é Evelyn da Silva de Araujo, de 18 anos. Primeira colocada entre os que concorreram pela cota social — família com renda mínima de até 1,5 salário mínimo — para o curso de química, a moradora de Sobradinho diz que o #BoraVencer alia qualidade e alívio do bolso.
“Procurei um cursinho privado, e o mais barato saía a R$ 2 mil. Daí vi essa oportunidade gratuita do governo e, mesmo não paga, com bons professores e material à disposição. Foi uma grande ajuda”, conta Evelyn.
Nesta quinta-feira (20), Evelyn foi à UnB fazer a matrícula. Com ela estava o amigo Wanderson Ramos Armando, de 18 anos, também aprovado no vestibular. O jovem vai cursar jornalismo.
“Fiz o #BoraVencer para me preparar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado. Saía da escola direto para as aulas. Foi ótimo, tanto o material quanto os professores”, diz Wanderson.
A lista dos aprovados está disponível tanto no Campus Darcy Ribeiro, unidade da UnB na Asa Norte, quanto no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A matrícula deve ser feita nesta quinta (20) e na sexta-feira (21), e as aulas começam em agosto.
Foco no segundo semestre voltará a ser o Enem
Neste ano, a novidade foi o preparo dos alunos para o vestibular e para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). No segundo semestre, o foco volta a ser a prova do Enem.

Os aulões, gratuitos, preparam os jovens do DF para ingressar no ensino superior. Em 2016, foram aprovados 400 participantes do #BoraVencer em universidades públicas em cursos como direito, medicina e engenharias.
O balanço de alunos aprovados é restrito aos resultados das instituições públicas do DF. Não inclui, portanto, possíveis selecionados em outras unidades da Federação.
O #BoraVencer nasceu para atender a uma demanda eleita na Conferência Distrital de Juventude de 2015, que pedia por oportunidades de estudo para o vestibular e para o Enem.

(*) FONTE: GUILHERME PERA,  EDIÇÃO: MARINA MERCANTE- FotoS: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Nenhum comentário