RECENTES

ARTE & CULTURA

Músicos e artistas gravam vídeo na Praça Teodoro Freire, onde será apresentado os evento do Projeto Arte na Praça
ARTE NA PRAÇA

Projeto artístico vai sacudir 
Sobradinho todo sábado

(*) José Edmar Gomes

Começa no próximo sábado, 26 de agosto, o maior projeto artístico-musical que Sobradinho já conheceu. O Arte na Praça apresentará shows musicais, palestras e oficinas de arte, inteiramente gratuitos, e será realizado todos os sábados, até março de 2018.

Maestro Alex Paz: População volta a ter acesso à produção artística e cultural de Sobradinho

Cada evento constará de uma feira de artesanato; quatro palestras; quatro oficinas; um show musical, com artistas do naipe de Gessé Lima, Luca Rodriguis, Amélia Pinheiro, Rose Maria, João Dutra, Célia Rabelo e outros do cenário musical de Sobradinho; feira de artesanato e de produtos orgânicos e praça de alimentação; totalizando mais de 250 atividades em oito meses.

O Arte na Praça será desenvolvido pela Artise (Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno), a partir de emenda do deputado Ricardo Vale, que deu origem a convênio com a Secretaria de Estado de Cultura, cujo Termo de Fomento Nº 06 está publicado no DODF de 29 de junho.

O deputado Ricardo Vale considera o Projeto um instrumento de integração comunitária e de fortalecimento da cultura regional. Ele se confessa feliz ao ver os artistas de Sobradinho valorizados, a cultura local fortalecida, além do benefício que o projeto trará aos comerciantes, estudantes e à comunidade.

“O Projeto Arte na Praça vai sacudir positivamente a Cidade e trazer a alegria de volta a Sobradinho”, comemora Ricardo Vale.

Luta - O maestro Alex Paz, ex-presidente da Artise e atual delegado regional de cultura, afirma que a Cidade e seus artistas transformaram Sobradinho na

Cidade-Arte do DF, título que vinha ficando distante devido à dificuldade de se conseguir verba para as atividades culturais.

Paz, no entanto, ressalta que a população agora volta a ter acesso à produção artística e cultural de Sobradinho, após o abnegado esforço do deputado Ricardo Vale, que travou uma luta sem descanso até ver a verba para a realização do Projeto Arte na Praça liberada.

“O Arte na Praça torna a arte local acessível a um público que quer engrandecê-la, defendê-la e multiplicá-la, de forma que a produção dos artistas locais possa se firmar como motor de transformação social, aliada à educação e à cultura”, afirma o maestro.

Autoestima - O presidente da Artise, o m̼sico e compositor Angelo Macarius, por sua vez, acredita que, ao aproximar os artistas da juventude, atrav̩s da m̼sica e de oficinas de arte, a entidade direciona a poderosa energia dos jovens - que, muitas vezes, ̩ gasta em picha̵̤es, drogas e outras futilidades Рpara atitudes positivas que podeṛo construir uma nova realidade social.

Macarius destaca que o Projeto resgata os artistas, suas obras e, consequentemente, a sua autoestima, “que anda muito em baixa, devido à crise econômica e política que nos assola”.

O presidente da Artise observa que o Arte na Praça quer ir ao encontro dos adolescentes e estudantes da Cidade, justamente para sensibilizá-los na sua fase de afirmação social e busca profissional.

Angelo Macarius: Autoestima lá em cima


Da mesma forma, a participação dos professores, dos artistas e da comunidade, segundo Macarius, vai ampliar a cidadania e fortalecer os alicerces da história e da cultura de Sobradinho.

É para isto – segundo o presidente - que a Artise propõe a realização do Projeto Arte na Praça, oferecendo oficinas de música, artes plásticas, artes cênicas, artesanato, cinema, fotografia, criação de roteiro, construção de instrumentos musicais, DJ, dança, além de shows musicais.

Ricardo Vale considera o Projeto um instrumento de integração comunitária e de fortalecimento da cultura regional





(*) Fonte: José Edmar Gomes

Nenhum comentário