RECENTES

MOBILIDADE / TRILHA ECOLÓGICA / NATUREZA – REGIÃO NORTE DO DF


Lago Norte ganha trilha ecológica
O circuito de 26 quilômetros de extensão será entregue neste domingo (27), quando ocorrerá também o 25° Encontro de Grupos de Pedal do DF

(*) CÉSAR FILHO

O Lago Norte ganha, neste domingo (27), a Trilha Bomtempo, que faz parte do projeto Ecotrilhas da região administrativa.



O Lago Norte ganha, neste domingo (27), a Trilha Bomtempo, que faz parte do projeto Ecotrilhas da região administrativa.

Com 26 quilômetros de extensão, o circuito, que fica na área conhecida como Serrinha do Paranoá, tem nível de dificuldade médio e proporciona uma das mais apreciadas vistas panorâmicas da cidade.
Junto com o lançamento da pista, ocorrerá o 25° Encontro de Grupos de Pedal do Distrito Federal. Os ciclistas devem se concentrar às 7 horas no Deck Norte, e a saída será às 8 horas. A expectativa é que 500 praticantes do esporte participem do primeiro passeio.
A trilha estará totalmente sinalizada e ainda contará com placas nas árvores, que identificarão as espécies com os nomes científicos e explicarão, com fotos e textos, dados sobre a fauna e a flora do Cerrado.









"A beleza do Cerrado está nos detalhes. É por meio da educação — ao passar conhecimento sobre o nosso bioma — que incentivamos a prática da preservação"
Marcos Woortmann, administrador do Lago Norte
Os ciclistas terão ainda a seu dispor QR Codes (da sigla em inglês Quick Response) — código lido por celulares para ser convertido em links — e o aplicativo GPS (Global Positioning System), que em português significa Sistema de Posicionamento Global, para facilitar a localização.
Segundo Marcos Woortmann, administrador do Lago Norte, essa forma de uso ajuda a preservar áreas públicas. “A beleza do Cerrado está nos detalhes. É por meio da educação — ao passar conhecimento sobre o nosso bioma — que incentivamos a prática da preservação. É necessário conhecer para valorizar”, diz.
Recursos e outras trilhas
Além da Bomtempo, quatro trilhas fazem parte do projeto, uma delas já entregue e as demais ainda não inauguradas. São elas:
·         Pedra dos Amigos (já inaugurada)
·         Península do Lago Norte
·         Caliandras
·         Pamonhas
As trilhas Península e Caliandras serão abertas ao público, respectivamente, em 2 e 3 de setembro (sábado e domingo). A abertura dos circuitos faz parte da programação da Virada do Cerrado.
Ecotrilhas é uma parceria entre a Administração do Lago Norte, o Instituto Oca do Sol e o Banco do Brasil, que contribui com R$ 70 mil para o projeto. O recurso se destina a estudos de georreferenciamento, mapeamento, confecção de placas, oficinas de arte, educação e prevenção e combate a incêndios florestais.

(*) CÉSAR FILHO, EDIÇÃO: VANNILDO MENDES, Fotos: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Nenhum comentário