name='content'> ]]>

RECENTES

SOBRADINHO

Praça da Gente: alunos-projetistas apresentam interesses da comunidade

Parceria entre Urbanizadora Paranoazinho, Unieuro e Administração de Sobradinho chega à etapa de diagnósticos

O Praça da Gente, parceria firmada entre a Urbanizadora Paranoazinho - UPSA, o Centro Universitário Unieuro e a Administração de Sobradinho, desenvolve um projeto de intervenção urbana na Praça das Artes Teodoro Freire, também conhecida como praça da Quadra 8, que fica na Região Administrativa. A intenção é revitalizar a praça, tornando-a novamente um lugar de convívio coletivo e útil aos moradores da vizinhança.

A iniciativa teve início em agosto e foi dividida em três etapas, que cobrem desde o período de concepção das ideias até a execução de fato das mudanças no local. Dando continuidade às fases do projeto, em setembro foram realizadas apresentações expositivas de análise do diagnóstico. “Foi o momento de os alunos apresentarem as melhorias necessárias para o espaço e as expectativas dos moradores da região”, afirma o diretor-presidente da UPSA, Ricardo Birmann.

Esses diagnósticos foram apresentados após várias visitas feitas pelos alunos à Praça das Artes Teodoro Freire. Como estão trabalhando em grupos, os universitários se revezaram para irem até o local e fazer análises e ouvir os anseios da comunidade. Todos os grupos ressaltaram que as visitas ao local foram de extrema importância devido ao contato com os moradores. “Os moradores nos abordaram para falar sobre o local, vieram de maneira espontânea para nos ajudar. A população está atenta sobre o que acontece em volta dela. Nossa intenção é tornar a praça um lugar que seja, de fato, ocupado”, salientou a estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unieuro, Simone Rufino.

Cada grupo de trabalho forneceu análises quantitativas e qualitativas. “A partir dos dados coletados nas visitas e apresentados vão surgir diretrizes que, mais tarde, vão dar forma ao projeto em si”, afirmou a professora Ana Catharina Marques. Para ela, esse projeto é uma forma de “abrir a cabeça” dos alunos para pensarem nos problemas e nas possíveis soluções para a praça. Mesmo estando em grupos separados para facilitar o processo de obtenção de dados, as informações serão cruzadas e sintetizadas em um único produto.

A perspectiva para conclusão do projeto é o mês de dezembro, quando as ideais serão entregues para a comunidade de forma geral e a Administração de Sobradinho.


Projeto Praça da Gente

O projeto Praça da Gente não visa somente a questão de reformular e reconstruir e, sim dar novos usos a espaços que há muito estavam esquecidos ou que eram pouco usados. “Não será uma simples revitalização. A ideia é pensar as necessidades juntamente com as pessoas da região e a partir disso reformular a praça para que elas sejam atendidas”, afirma Ricardo Birmann. De encostos para bancos, até espaços reservados para feiras ou a pintura do espaço e a criação de uma horta comunitária, a iniciativa tem como premissa pensar o espaço a partir do ser humano, desde suas necessidades até seus desejos.

Por meio da parceria entre a academia e o mercado serão aplicados conceitos famosos na concepção do ordenamento desse espaço, como por exemplo, o urbanismo tático, corrente expoente da arquitetura na atualidade.





Fonte: Karolina Kopko , Luiz Ribeiro - santaféideias

Nenhum comentário