RECENTES

ARTIGO por Olavo da Silva Aguiar

  
Brasília de Todas As Crenças

* Olavo da Silva Aguiar 
Sincretismo religioso e misticismo estimulam turismo na Cidade. Em 30 de Agosto de 1883, o Padre Italiano Dom Bosco teve um de seus proféticos sonhos, que dizia: Entre os paralelos 15º e 20º havia uma depressão bastante larga e comprida, partindo do ponto onde se formava um lago, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel. 

Será uma riqueza inconcebível. Pouco mais de meio século depois, nascia Brasília, no horizonte inóspito do cerrado Brasileiro. Uma cidade construída à beira de um lago artificial, inegavelmente rica. Alguns atribuem o sonho de Dom Bosco o princípio da aura mística que recobre a Capital. O fato é que a “Terra Prometida” cresceu e agora a briga fiéis de todas as religiões e doutrinas. O turismo espiritual é um dos que mais cresce em Brasília. A Catedral metropolitana de Oscar Niemeyer é uma das campeãs de visitação e cartão-postal da cidade, assim como a Ermida Dom Bosco, erguida exatamente entre os paralelos 15º e 20º em homenagem ao Santo. Mas o catolicismo não é, nem de longe, a única religião, a cidade abriga cerca de 800 templos, das mais variadas crenças. Não por acaso, o ponto turístico mais visitado, segundo dados da Secretária de Turismo, é o Templo da Boa Vontade, monumento de caráter ecumênico que recebe uma média de 3 mil pessoas por dia. O Templo, localizado no final da Asa Sul, possui Arquitetura Piramidal.

Brasília Secreta

Profetizada ou não Brasília parece ter uma certa vocação para o misticismo. Alguns argumentam que a cidade não foi apenas planejada, mas predestinada, como defende o Professor e Pesquisador Ernani Pimentel. Há cerca de 10 anos Pimentel tomou conhecimento das coincidências que Brasília divide com AKHETATON Cidade Egípcia que existiu a mais de 3.750 anos e que, assim como a Capital, também transferiu o poder para a região central do País. O entusiasmo foi tamanho que o Professor escreveu, em parceria com a Egiptóloga: Iara Kern, o livro Brasília secreta, uma compilação de todas as semelhanças entre as duas capitais. As Coincidências realmente assombram, assim como Brasília, AKHETATON foi erguida em 4 anos, tinha o formato de um pássaro cuja asas mediam 16 km de envergadura mesma extensão da W3 norte sul, e necessitou da construção de um lago artificial para amenizar a secura do clima. E não para por aí: o criador de AKHETATON Faraó AKHENATON, morreu de forma trágica exatamente 16 anos depois de construída a cidade. Assim como Juscelino Kubitscheck. Para Ernani Pimentel, Juscelino foi claramente a reencarnação do Faraó. E, como AKHETATON, foi construída como um Reino de Paz.


(*) Fonte: Revista Guia com adaptação de Olavo da Silva Aguiar  (foto) , poeta, compositor e escritor. Novembro de 2017.

Nenhum comentário