MOBILIDADE URBANA / REGIÃO NORTE DO DF
DER-DF começa a recuperar partes danificadas da
Ponte do Bragueto
Buracos
na estrutura são feitos por caminhões que desrespeitam a altura máxima.
Trabalho segue durante todo o feriado e inclui análise de fissuras
(*) SAMIRA PÁDUA
Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem
(DER) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)
iniciaram, na manhã deste domingo (11), a recuperação das aberturas da laje da
Ponte do Bragueto.
Buracos na estrutura da Ponte do
Bragueto são feitos por caminhões que desrespeitam a altura máxima. Trabalho de
recuperação das aberturas da laje segue durante todo o feriado e inclui análise
de fissuras. Foto: Andre Borges/Agência Brasília
“São buracos feitos por caminhões que
desrespeitaram o gabarito. A placa indica que veículos com mais de 4 metros de
altura não podem passar”, explicou o diretor-geral do DER-DF, Márcio Buzar.
Todo o trabalho deve ser concluído até o término do
feriado. De acordo com a Novacap, serão inseridas duas mantas de aço e em
seguida será colocado o concreto.
Um veículo-pipa é utilizado na lavagem da ponte,
com o auxílio de dois caminhões desobstruidores. O objetivo é, além da limpeza,
permitir a melhor visualização de possíveis fissuras. A água utilizada vem
do viveiro da Novacap e é imprópria para consumo.
"São buracos feitos por caminhões
que desrespeitaram o gabarito. A placa indica que veículos com mais de 4 metros
de altura não podem passar"Márcio
Buzar, diretor-geral do DER-DF
O trânsito sofre interdições à medida que o
trabalho exige. A conclusão da instalação dos sensores de
monitoramento deve ocorrer hoje.
Para impedir que veículos continuem desrespeitando
o gabarito da ponte e batam na parte inferior, causando buracos na estrutura, o
DER-DF instalará semi-pórticos que obstruam a passagem de carros mais altos que
o permitido. Os equipamentos serão fabricados pelo próprio departamento.
Segundo Buzar, a ponte é uma construção segura. Os
sensores que estão sendo instalados contém chips que mandam informações sobre
as vibrações e deslocamento da estrutura para um computador, de onde os dados
serão retirados para análise constantemente.
As primeiras leituras serão conhecidas na
segunda-feira (12), quando deve ser definido quantos equipamentos mais serão
necessários. Com eles, o departamento terá informações mais detalhadas de
todo o tráfego de veículos da ponte, que já é monitorada permanentemente pelo
órgão com aparelho topográfico.
(*) FONTE: SAMIRA PÁDUA, EDIÇÃO: VANNILDO MENDES, FotoS: Andre Borges/Agência Brasília
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