RECENTES

SAÚDE



Governo divulga alerta de surto de dengue em regiões do DF

Região mais preocupante tem 1 foco de Aedes aegypti a cada 9 imóveis
  

 Seis regiões do DF passam por surto de dengue/Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A secretaria de Saúde do DF informou nesta terça-feira (27), que seis regiões da capital apresentam risco de surto de dengue em 2018. São elas, Sobradinho II, Lago Norte, Fercal, Park Way, Lago Sul e Varjão, respectivamente por ordem de maior atenção.

De acordo com a pasta, nesses locais foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti em mais de 3,9% dos imóveis vistoriados. Este índice põe automaticamente as regiões em áreas consideradas de risco.

"Estamos com um aumento da infestação do mosquito e precisamos conscientizar a população em relação aos riscos que isso traz", destacou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

Em Sobradinho II, foi encontrado um foco de mosquito a cada nove imóveis; no Lago Norte, o Aedes aegypti tem boas condições de reprodução em uma a cada 16 residências ou comércios. Para fazer frente à condição atual, O GDF informou que irá intensificar o combate ao Aedes e reforçar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), capacitando os profissionais.

Racionamento

De acordo com a secretaria de Saúde, o racionamento pode ter aumentado os índices no DF. Segundo a pasta, os moradores dessas regiões estão estocando águas em recipientes mal condicionados e estes estão virando focos de reprodução do mosquito.
"É importante que cuidem dos reservatórios pra que impeçam a proliferação do Aedes", pediu o secretário de Saúde. Outras 14 regiões do DF estão no chamado estado de alerta e apenas 11 apresentam condições satisfatórias.

Nenhum comentário