name='content'> ]]>

RECENTES

Bispo é preso em operação contra desvios de dinheiro na igreja


Preso Dom José Ronaldo, ex-padre em Sobradinho durante décadas

As polícias Militar e Civil de Goiás cumpriram no Entorno do Distrito Federal, na manhã desta segunda-feira, 13 mandados de prisão contra líderes religiosos. A Operação Caifás, do Ministério Público do estado vizinho, mira desvios de recursos da Diocese da Igreja Católica de Formosa e de paróquias ligadas a ela. Entre os presos está o bispo de Formosa, Dom José Ronaldo (foto). Dom Ronaldo foi padre durante décadas na Igreja da Quadra 13, em Sobradinho, sendo transferido para Janaúba na condição de Monsenhor.

De acordo com o MPGO, foram desviados recursos arrecadados com dízimos, doações, taxas de batismo, casamento e outros serviços, e arrecadações festivas realizadas com apoio de fiéis. O total desviado é estimado em R$ 2 milhões. Quatro padres, um monsenhor, um vigário-geral e dois funcionários do setor de administração da Cúria também foram presos.

Investigações começaram em 2015

As investigações começaram em 2015, quando fiéis denunciaram os desvios. A apuração culminou na operação deflagrada na manhã desta segunda. Também foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em residências, na cúria da Diocese de Formosa, em paróquias de Planaltina de Goiás e Posse (GO) e em um mosteiro.

Durante as buscas, a polícia encontrou montantes de dinheiro em espécie em mais de um local. O valor total apreendido ainda não foi contabilizado. Até as 10h30, 12 dos 13 pedidos de prisão haviam sido cumpridos.

Fonte Aliatpadua.com.br/ Tarcísio Pádua

Nenhum comentário