name='content'> ]]>

RECENTES

CANDANGÃO 2018



Candangão define finalistas com Sobradinho e Luziânia em vantagem

Ceilândia e Brasiliense precisam vencer para avançar à final, pois perderam os jogos de ida para o Leão da Serra e para o time goiano, respectivamente

Danilo Queiroz*



Sobradinho e Luziânia estão mais perto da final: reverteram vantagens conquistadas na primeira fase por Ceilândia e Brasiliense

A busca por uma vaga nas finais do Campeonato Candango de 2018 teve início para Brasiliense, Ceilândia, Luziânia e Sobradinho no último domingo (25/03). Mesmo tendo realizado campanhas melhores na fase classificatória, Ceilândia e Brasiliense perderam nos jogos de ida. Na quarta-feira (28/03), terão de correr atrás do prejuízo nos jogos da volta em seus domínios. Qualquer empate no placar agregado serve para que o alvinegro e o time amarelo avancem para a final do Candangão.


No Augustinho Lima, o Leão da Serra venceu o Gato Preto por 3 x 1 e, agora, poderá perder por até um gol de diferença para avançar à decisão. Já o Alviazulino e o Jacaré jogaram no estádio Serra do Lago e o time goiano levou a melhor, ao vencer por 1 x 0, garantindo o direito de jogar pelo empate para chegar à final. Os jogos decisivos estão marcados para 31 de março e 7 de abril.
  

Mais do que uma vaga na final do Candangão, um triunfo nas semifinais renderá um calendário mais completo na próxima temporada para os times. De acordo com o regulamento do torneio, além da possibilidade de disputar o título local, os dois finalistas garantem classificação para dois torneios nacionais: Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro de 2019. As equipes que forem eliminadas confirmam participação na Copa Verde — campeonato regional que reúne times dos estados do Centro-Oeste, além de Espírito Santo e Pará.

Duelo de alvinegros no Abadião


No encontro de alvinegros no estádio Abadião, Ceilândia e Sobradinho definirão quem terá a oportunidade de buscar o tricampeonato local às 15h30 — o Gato Preto conseguiu o caneco em 2010 e 2012, enquanto o Leão da Serra teve a hegemonia do DF ao alcançar o bicampeonato em 1985 e 1986. No último domingo (25/03), o time do artilheiro Michel Platini jogou por terra a vantagem que o rival contava, por ter conquistado o título simbólico da fase classificatória do Candangão.


Com a vitória por 3 x 1, o Sobradinho poderá perder por até um gol de diferença para ficar com a vaga na decisão local, algo que o clube não alcança há 24 anos — na última, em 1994, perdeu a taça para o Gama. Para o Ceilândia, resta apenas buscar uma vitória por dois ou mais gols de diferença para chegar à terceira final consecutiva do time no Candangão — ficou com o vice-campeonato em 2016 e 2017, ao perder as decisões para Luziânia e Brasiliense, que por sinal, disputam a outra semifinal neste ano.
  

Sabendo da necessidade de vitória no jogo desta quarta-feira (28/03), o clube convocou a torcida e decidiu distribuir ingressos gratuitos: os interessados devem comparecer à bilheteria do estádio Abadião nesta terça-feira (27/03), entre 16h e 17h, para obter o benefício. Cada torcedor que for ao local no horário estabelecido terá direito de retirar um ingresso.

Papões do DF na década lutam por mais uma decisão


Presenças frequentes nas finais do Campeonato Candango nos últimos anos, Brasiliense e Luziânia também voltam a campo nesta quarta-feira (25/03) para definir qual dos dois irá para mais uma decisão. Desde 2010, os dois times se revezaram como um dos finalistas, com excessão de 2015, em que nenhum dos dois chegou à decisão. O time amarelo disputou a taça em quatro oportunidades, ficando com ela em 2011, 2013 e 2017. Já os goianos chegaram aos jogos decisivos três vezes no período, levando o caneco para o Entorno do DF em 2014 e 2016.


No último domingo, o Luziânia reduziu a vantagem que o Brasiliense trazia da primeira fase ao vencer o jogo de ida por 1 x 0 no estádio Serra do Lago. Com o triunfo pelo placar mínimo, o time goiano jogará pelo empate para avançar a quarta final de Candangão de sua história. Já o Jacaré precisa de uma vitória por qualquer placar para conseguir a classificação e lutar pelo bicampeonato local.
  

O jogo ainda não tem local definido para acontecer. Casa principal do Brasiliense neste ano, o Estádio Mané Garrincha está indisponível devido à realização do Fórum Mundial da Água. O Abadião seria a segunda opção de palco do time amarelo, mas receberá o outro jogo das semifinais do Candangão. Com isso, o Jacaré optou por mandar sua partida decisiva no estádio Bezerrão, no Gama, às 20h.
  
*Estagiário sob supervisão de Maíra Nunes – Fotos: Divulgação/Ceilândia E.C. / Divulgação/Brasiliense e Site oficial Brasiliense F.C

Nenhum comentário