RECENTES

CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS DO DF


Urbanizadora Paranoazinho inicia obras de drenagem pluvial no Grande Colorado

As ações começaram a ser executadas e beneficiarão mais de 230 lotes do condomínio, prevenindo os transtornos com a chuva


(*) Karolina Kopko

A temporada de chuva traz junto com ela as enxurradas e inundações, problemas enfrentados pelos moradores dos condomínios da saída norte. A Urbanizadora Paranoazinho – UPSA trabalha pela regularização dos parcelamentos do Grande Colorado além dos outros dois setores habitacionais localizados na região: Boa Vista e Contagem. Proprietária da área, a empresa possui a responsabilidade de investir em obras de infraestrutura, compensações urbanísticas e doações de áreas para equipamentos públicos.

O Termo de Compromisso firmado entre a UPSA e o Governo do Distrito Federal estabelece, como uma das contrapartidas da regularização, a construção da rede de drenagem de águas pluviais na região. Para cumprir esse compromisso, Urbanizadora deu início a parte das obras. Em fevereiro, realizou os estudos preliminares de sondagem para identificar as bacias de drenagem. “Foi feito uma coleta de amostra de solo que irá servir para viabilizar as obras de drenagem pluvial”, explica o diretor-presidente da UPSA, Ricardo Birmann.

Os procedimentos estão sendo feitos na região do Areal, atrás do condomínio Vivendas Friburgo, condomínio regularizado em 2014 e que será o primeiro a ser beneficiado na região.  “O condomínio terá sua rede interna interligada com essa obra de drenagem. Os transtornos com a chuva acabarão”, afirma Birmann. Além do Vivendas Friburgo, a empresa também deve realizar as obras de drenagem em todo o Grande Colorado. Para que isso aconteça, a região deve alcançar o percentual de 50% de regularidade.

De acordo com Claudio Marques, diretor de obras da Urbanizadora Paranoazinho, os trabalhos começaram com os estudos de jusante, para onde a água da drenagem vai chegar. “Não adianta fazer melhoria nas vias sem garantir a bacia para onde a água escorrerá”, explica. Pelo ponto de vista ambiental, a instalação de infraestrutura traz uma série de benefícios. “A execução das obras reduzirá os danos ao meio ambiente, uma vez que evita a erosão, diminui os índices de poluição do ecossistema, além de evitar o carregamento de lixo para os córregos da região”, relata a coordenadora de meio ambiente da UPSA, Mirella Ritter.

Compensações ambientais e florestais – A UPSA pagará compensações ambientais por conta das obras na região. Somente a compensação ambiental do Grande Colorado está em torno de R$ 1,3 milhão.

Junto com os outros dois setores habitacionais, Boa Vista e Contagem, que também possuem valores bastante significativos e serão investidos em benefícios para a população. O valor total de compensações da Fazenda Paranoazinho ultrapassa os R$ 5,8 milhões.


(*) Karolina Kopko/santafeideias

Nenhum comentário