RECENTES

CIDADE / GTOP 33 DOUTRINA




DESTAQUE NA SEGURANÇA EM SOBRADINHO


(*)  Karina Linhares


A equipe do Grupamento Tático Operacional, Gtop 33 Doutrina, denominação conhecida pelos integrantes do Gtop da área de Sobradinho, é a equipe destaque desta semana. Composta por 11 policiais militares do 13º Batalhão de Polícia Militar, a equipe se divide em três viaturas que trabalham em parceria. Estratégia que vem dando certo, resultando em diversas prisões, além de apreensões de drogas e armas em toda região de Sobradinho I, Sobradinho II, Fercal, Lago Oeste e os condomínios.

A equipe Alfa é composta pelo sargento Trajano e Alisson Xavier, cabo Herick e o cabo Lucena; na Bravo integram o sargento Bulhões, cabo Wilson Machado e Cláudio Ribeiro e o soldado Pereira Santos; e na equipe Charlie atuam o sargento Arilson, soldado Gonçalo e soldado Kenji. Estes policiais realizam um trabalho altamente perigoso que é adentrar áreas consideradas de grande risco. Mapeadas por eles como “áreas vermelhas”.

Segundo o comandante da equipe Bravo, sargento Bulhões, em uma ocasião houve um homicídio em Sobradinho e a equipe prontamente atuou na ocorrência prendendo o criminoso e apreendendo a arma utilizada no crime, “isso aconteceu em menos de cinco horas após o homicídio.” O sargento conta que a região em que atuam existe um diferencial na criminalidade, pois, segundo o policial “muitos criminosos cometem delitos na região do Flamingo, Asa Norte, Grande Colorado, Sobradinho e vão se esconder em regiões de matagal próximas as áreas atendidas pelo Grupamento, chamamos esses locais de áreas de fuga” e completa, “é aí que chegamos e realizamos a nossa missão: proteger vidas e prender criminosos.”

O Gtop 33 Doutrina apreendeu cerca de 11 armas desde o início do ano, além de somar uma média de 40 prisões por mês. De acordo com o sargento, alguns crimes poderiam ser evitados simplesmente se a pessoa tiver mais cuidado, como por exemplo, não permanecer no interior do veículo parado, observar quando entra e sai de bancos e não ficar distraído olhando o celular, “essas são algumas dicas de segurança para população”.



(*) Escrito por Karina Linhares/PMDF

Nenhum comentário