RECENTES

ESPORTE / CANDANGÃO 2018



Brasiliense vence Sobradinho em primeira partida da final do Candangão
Com vitória por 1 x 0, Jacaré pode até empatar jogo de volta para conquistar o 10º título do Candangão
(*) Maíra Nunes


Brasiliense e Sobradinho voltam a campo no próximo sábado, 7 de abril, para segundo jogo da final

Atual campeão do Candangão, o Brasiliense saiu na frente na busca de mais um título regional. Com direito a penalti desperdiçado, venceu o Sobradinhocom gol de Reinaldo, por 1 x 0, na tarde deste sábado (31/3), diante de 3.309 pessoas no Estádio Nacional Mané Garrincha. Agora, o Jacaré poderá até empatar no próximo sábado para levantar a taça pela 10ª vez, apenas uma a menos do que o rival Gama, recordista de títulos da competição. Caso haja empate na soma final dos placares, não há vantagem para nenhum time. Neste caso, o campeão sairá da disputa de pênaltis.

A primeira partida da final do Candangão começou com apenas um coro ecoando nas arquibancadas do Mané Garrincha. Era a do Sobradinho, que não fatura um título regional há 32 anos. Aos 20 minutos de jogo, a organizada do Brasiliense foi autorizada a entrar no estádio, colorindo o setor atrás de um dos gols de amarelo, além de travar um duelo com a torcida adversária por quem fazia mais barulho.

Embora tenham perdido o início do jogo, os torcedores do Jacaré entraram a tempo de ver o gol da partida. Aos 25 minutos, Reinaldo marcou para o Brasiliense. Filipe Cirne deixou o atacante na cara do gol para Reinaldo balançar a rede. Após o placar ter sido aberto, o som ficou abafado do lado dos torcedores do Leão da Serra, separados por grades dos fãs adversários — cada torcida tinha reservada a arquibancada de uma lateral do campo.

Leão da Serra, maioria do público no Mané Garrincha, contou com o mascote na arquibancada

O silêncio do lado alvinegro se estabeleceu de vez quando o atacante do Brasiliense Reinaldo recebeu bola dentro da área e foi derrubado por Rambo, aos 32 minutos. A torcida do Jacaré enlouqueceu com a marcação de pênalti. Nunes, porém, cobrou para o alto, desperdiçando a oportunidade de ampliar a vantagem. Foi a vez de os torcedores do Sobradinho explodirem de alegria, enquanto o time respondia com um contra-ataque que resultou em boa enfiada para o atacante Michel Platini, desmarcado pela defesa do Jacaré.

O Sobradinho passou a ter mais posse de bola, com investidas no ataque, mas era o Brasiliense quem criava as jogadas de maior perigo no primeiro tempo. De volta do intervalo, o Sobradinho ditou o ritmo. A primeira chance de gol foi com Dionatan, que cabeceou livre dentro da área após cruzamento de Mirandinha, aos 12 minutos. No minuto seguinte, foi a vez de Mirandinha avançar em velocidade na área para tocar para dentro do gol. A festa do Leão da Serra, porém, foi contida pela marcação de impedido, que anulou o gol.

Torcida organizada do Brasiliense entrou no estádio com 20 minutos de jogo, a tempo de ver o gol

Na frente do placar, a organizada do Jacaré provocou a paralisação da partida por duas vezes ao jogar papéis no campo. O locutor teve de chamar a atenção por varias vezes no alto falante do estádio.

O jogo permanecia movimentado e, quando começou a esfriar por falta de conclusões ao gol, Dionatan encontrou Platini na área, que acertou uma cabeçada no travessão. O domínio foi do Sobradinho diante de um Brasiliense apático no restante da partida. As investidas alvinegras até arrancaram suspiros dos fãs, mas não evitaram a derrota.

Os enredos da decisão se opõem aos construídos nas semifinais. Para avançar à final, o Brasiliense teve de reverter a derrota por 1 x 0 para o Luziânia, com uma vitória por 2 x 1 no segundo jogo. Já o Sobradinho venceu o Ceilândia por 3 x 1 na primeira partida e apenas segurou um empate em 0 x 0 para garantir a classificação. Agora, será o Leão da Serra quem terá a missão de reverter o placar na segunda partida da final, no próximo sábado, 7 de abril, também às 16h15.

SOBRADINHO (0)

Michael; Everton (Rafael), Igor, Rambo e Dionatan; Dias, Gabriel, Geovane e João Manoel (Maranhão); Mirandinha (Guilherme) e Platini

Técnico: Victor Santana

BRASILIENSE (1)

Edmar Sucuri; Patrick, Welton Felipe, Wallace e Gerson; Radamés, Gabriel e Souza (Peninha); Filipe Cirne (Zizu), Reinaldo (Luquinhas) e Nunes

Técnico: Ailton Ferraz

Gol: Reinaldo, aos 25 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Dias e Gabriel (Sobradinho); Gerson, Gabriel e Wallace (Brasiliense)
Público: 3.309 pagantes
Renda: R$ 21.750
Árbitro: Vanderlei Soares

(*) Fonte: Maíra Nunes/ www.df.superesportes.com.br

Nenhum comentário