TECNOLOGIA/ Empreendedorismo
GIGANTES COMO O GOOGLE E O
WHATSAPP LANÇAM FERRAMENTAS GRATUITAS PARA AUXILIAR PEQUENOS E MÉDIOS
EMPRESÁRIOS
Antigamente,
para vender no comércio era preciso apenas abrir uma loja. Nos dias atuais,
muitas vezes não é necessário nem ter uma loja física para vender ou oferecer
serviços. Isso graças à tecnologia. Hoje em dia, uma empresa não sobrevive ao mercado
concorrente sem tecnologia suficiente para inovar os seus serviços prestados e
produtos oferecidos. E sabendo dessa realidade, as grandes empresas de
tecnologia, como Google, Instagram, Facebook e WhatsApp estão adaptando suas
ferramentas para atender exclusivamente esse público empreendedor, com mais
profissionalismo e efetividade nas vendas.
Hugo
Giallanza, do Sindicato das Empresas de Informática do Distrito Federal
(Sindesei-DF), explica que o último lançamento do mundo digital foi o WhatsApp
Business, que chegou em janeiro de 2018 ao Brasil e está, temporariamente,
disponível apenas para smartphones Android. “Acredito que em pouco tempo já
terá versão para o sistema IOS”, afirma. O aplicativo se posiciona como uma
ferramenta de comunicação com consumidores com capacidades mais sofisticadas do
que as dos tradicionais emails. A ideia é poupar um recurso escasso para os
empreendedores: o tempo.
Hugo explica
que hoje o WhatsApp é utilizado por cerca de 80% das micros e pequenas empresas
do Brasil e a maioria delas mistura a relação profissional com a pessoal. “A
proposta desse novo aplicativo é substituir o meio pessoal pelo meio
corporativo, dando proteção à empresa, agregando mais profissionalismo. O
empresário pode ter dois aplicativos no mesmo aparelho, o WhatsApp pessoal e o
Bussiness”, aponta. Uma das preocupações que o empreendedor deve ter a usar um
aplicativo pessoal é a segurança.
A área de
comunicação da empresa é um dos principais setores para o empresário se
preocupar. “Esse sistema de mensageria corporativa é ótimo para se relacionar
com o cliente, mas o problema é quem administra essa ferramenta. Com o WhatsApp
normal, apenas um número e um aparelho podem administrar as conversas. Com
isso, há duas situações: a pessoa demorar a responder ou o colaborador pode
disseminar alguma informação errada ou até mesmo realizar algo ilegal”,
ressalta. Já com o Bussiness, várias pessoas poderão ter acesso ao aplicativo
de celulares diferentes, isso porque, pode-se cadastrar um número fixo como o contato
principal do aplicativo. “Alguns dos recursos mais importantes para
empreendedores de pequenas empresas são a automatização de mensagens, que
permitem atalhos para textos padronizados mais longos, e as estatísticas de
mensagens, importantes para verificar o quanto o aplicativo foi útil para os
negócios” explica Giallanza.
O sócio
proprietário da Criarte Publicidade, Pedro Mançur, sempre utilizou o WhatsApp
para tratar com os clientes. “Alguns clientes têm resistência para marcar
reunião, outros não gostam muito de falar pelo telefone, então ele é o meio de
comunicação que melhor atende meus clientes. E como preciso de muitas
informações dos clientes, sempre uso as mensagens, e quando dá, eles respondem.
A relação é muito tranquila”, informa. Desde o lançamento do WhatsApp
Bussiness, Pedro utiliza o aplicativo e, segundo ele, a versão empresarial
melhorou muito a comunicação com os clientes.
De acordo
com ele, as principais funções que facilitaram a relação empresa e cliente
foram os alertas automáticos e as etiquetas. “Tem o horário de funcionamento da
empresa no aplicativo. Então se o cliente manda mensagem fora do horário de
atendimento, na hora chega uma mensagem automática para ele avisando que
responderemos no dia seguinte, ou se for final de semana, responderemos na
segunda-feira. Isso é muito bom, pois o cliente nunca fica sem resposta e
consequentemente não ficará insatisfeito. Além disso, as etiquetas ajudam a
identificar em qual etapa do trabalho aquele cliente está. Por exemplo, se o
trabalho dele está pronto apenas esperando sua aprovação, ou se já foi
aprovado. Posso etiquetá-lo como novo cliente, ou mesmo posso marcar os
clientes pela cidade que mora, pois temos clientes de outras cidades, e assim
por diante. Facilita muito o trabalho”, ressalta Mançur. Para ele, essa versão
é muito básica, qualquer pessoa pode ter acesso ao aplicativo. “Acredito que
esse é apenas o começo, depois o WhatsApp deverá desenvolver outras funções
para ajudar as empresas nos negócios”, finaliza.
Plataformas digitais para as
empresas:
WhatsApp Business – tem recursos extras para ajudar os
empreendedores que atendem clientes pelo smartphone. Dentre eles, a
automatização de mensagens. É possível configurar atalhos para criar textos de
agradecimento, mensagens para o período em que o administrador estiver ausente
ou mensagem de apresentação. Também é possível criar o perfil da empresa e
adicionar informações cruciais, como endereço, site oficial, segmento de
atuação, e-mail e horário de trabalho. Há o menu de estatísticas que pode ser
uma maneira de mensurar o uso da conta corporativa. Dá para acompanhar dados
sobre as mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Para facilitar a
identificação de mensagens, há ainda a função de etiquetas, com marcadores como
“pago”, “novo cliente”, “pagamento pendente”.
Google My Business – uma das intenções é incentivar
cada dono de pequena empresa a colocar no ar seu próprio site. Assim, a
plataforma une um conjunto de ferramentas e funcionalidades que o Google
compilou de forma gratuita, com o objetivo de facilitar a divulgação do negócio
online e possibilitar que o empresário aumente seu alcance e interação com o
público. Além de atualizar informações sobre o negócio para que apareçam nos
resultados das buscas e nos mapas do Google; também cria uma página no Google+,
onde poderá compartilhar notícias e fotos sobre o negócio; poderá receber
comentários sobre o negócio e respondê-los e analisar informações estatísticas
sobre as visitas que recebe na página. Essas atividades podem ser realizadas
tanto no computador quanto do seu celular, disponível para sistemas Android e
IOS.
Google Adwords – cria e gerencia anúncios na web. A
campanha pode ser feita por qualquer pessoa, não é preciso agência ou
profissionais da área. O investimento para anunciar pode começar por R$ 1 e ir
até o limite financeiro que a empresa disponibiliza para a ferramenta. Pode ser
utilizado para tudo, seja para pesquisas, sites ou vídeos no YouTube. Em qualquer opção, o anúncio pode ser criado
e gerenciado via Google AdWords.
Facebook – permite perfis empresarias, bastando criá-lo,
escolher a área de atuação do empreendimento, preencher algumas informações,
como foto que represente e identifique o negócio, escrever uma definição do que
é a empresa e escolher o nome para a fanpage. Com a página criada, é necessário
convidar pessoas para curti-la e começar a fazer postagens que chamem a atenção
do público. Com o objetivo de impulsionar seus negócios usando a rede social, o
Sebrae tem uma parceria com o Facebook para auxiliar os empreendedores no mundo
digital.
Instagram – as contas para negócios permitem
criar um perfil comercial e profissional. Empresas de qualquer tamanho podem
ser reconhecidas com um perfil de negócios e divulgar a própria marca nesta
rede social. O recurso é simples e funciona através de uma conexão da conta
Instagram com a página da empresa no Facebook.
Por Fabíola Souza - Fecomércio / Publicado 5 de Abril de 2018
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