RECENTES

CURSOS


IFB Campus Planaltina oferta 150 vagas gratuitas em cursos técnicos na área agrícola

  

O Instituto Federal de Brasília (IFB) está com vagas abertas para o Processo Seletivo de Cursos Técnicos referentes ao segundo semestre de 2018. Os cursos ofertados no Campus Planaltina são voltados para a área agrícola, como o Técnico em Agropecuária (120 vagas) e o Técnico em Agroindústria (30 vagas). As inscrições são online e podem ser feitas até o dia 29 de maio pelo site: processoseletivo.ifb.edu.br. A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico no dia 13 de junho. O início das aulas está previsto para o dia 25 de julho. O IFB é uma instituição pública e todos os seus cursos são gratuitos.



O curso Técnico em Agropecuária é subsequente ao Ensino Médio e presencial. Para cursá-lo, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e ser contemplado no Processo Seletivo. Serão ofertadas 80 vagas para o período da manhã e 40 vagas para o período da tarde. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira. A duração total do curso é de três semestres (um ano e meio). O objetivo do curso Técnico em Agropecuária é formar profissionais capazes de planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários na administração de propriedades rurais.



Já o curso Técnico em Agroindústria é em regime de alternância, podendo ser tanto subsequente quanto concomitante ao Ensino Médio. Nesse sistema, o ensino é organizado em função do trabalho e o estudante alterna períodos regulares de aprendizagem na escola, com períodos de convívio com a comunidade. Para ingressar na modalidade subsequente, o candidato já deve ter concluído o Ensino Médio. Quanto à modalidade concomitante, o aluno deve estar matriculado no Ensino Médio na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).



São ofertadas 30 vagas para o curso de Agroindústria, incluindo ações afirmativas e vagas de ampla concorrência. O curso tem duração de três semestres (um ano e meio). Os encontros presenciais ocorrerão na primeira e na quarta semana de cada mês, de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h45, das 13h30 às 17h45 e das 18h30 às 22h. As demais atividades serão práticas e previamente orientadas e podem ser realizadas na comunidade de cada aluno.  O objetivo do curso Técnico em Agroindústria é formar profissionais capazes de implantar, organizar e gerenciar atividades, seções, empresas e instituições ligadas à agroindústria. Além de realizar as atividades ligadas ao processamento de produtos de origem animal e vegetal, com a qualidade exigida pelo mercado, e condições de segurança e higiene.



O IFB Campus Planaltina é uma fazenda - com área total de 2.300 hectares –  e fica localizada na Zona Rural de Planaltina. Com mais de 1700 alunos, o Campus é o mais antigo do IFB, uma vez que foi criado em 1959, como Escola Agrotécnica Federal de Brasília (EAF) e tornou-se Instituto em fevereiro de 2008.



SERVIÇO



Local: IFB Campus Planaltina, Rodovia DF 128, Km 21, Zona Rural, Planaltina/DF

Inscrições: Até o dia 29 de maio de 2018

Site: ifb.edu.br

Telefone: (61) 2196-2654


Fonte: Ana Cristina Moreira dos Santos

Nenhum comentário