RECENTES

ELEIÇÕES 2018 - Entrevista Exclusiva com o Deputado Distrital Ricardo Vale



DEPUTADO RICARDO VALE APOSTA NA UNIÃO DA ESQUERDA NAS ELEIÇÕES DE 2018


O Jornal de Sobradinho entrevistou o deputado distrital Ricardo Vale (foto), que nasceu e mora em Sobradinho e, provavelmente, será candidato à reeleição pelo partido dos trabalhadores.  Vale é irmão do atual conselheiro do TCDF, Paulo Tadeu, e deu continuidade ao seu trabalho político. Em pouco tempo o petista conseguiu se apresentar como um político de temperamento moderado, articulador e muito firme na defesa do que acredita e se destacou em apresentar e defender projetos polêmicos que alteram o dia a dia de nossa população. Acompanhe a entrevista dada dia 10/05





Jornal de Sobradinho - Deputado Ricardo Vale estamos há 5 meses das eleições, como você ver o cenário no Brasil e no Distrito Federal?

Ricardo Vale - No Brasil, com a prisão política do ex-presidente Lula, o quadro continua muito difícil e indefinido. Com Lula candidato, as eleições já estariam definidas. Todas as pesquisas mostram que muito provavelmente ele ganharia no primeiro turno. Por isso, o prenderam. Vamos ver o que ocorre daqui pra frente. O PT vai homologar o nome de Lula em agosto como candidato e tenho convicção de que ele será eleito mesmo estando preso. Resta saber se o judiciário político, que o persegue diariamente, deixará ele assumir. É importante que a esquerda brasileira e os movimentos sociais fiquem juntos e mobilizados para garantir nossa democracia e as eleições limpas. Não podemos deixar o país retroceder mais ainda, o Brasil não aguentaria outro governo ilegítimo como este do Michel Temer.


Jornal de Sobradinho - E aqui no DF, como está o cenário político?

Ricardo Vale – No Distrito Federal, será mesma coisa. Temos que nos unir! Embora o PT ainda não tenha apresentado um nome para governador, penso que as forças progressistas deveriam sentar e definir um rumo. Não podemos permitir que tenhamos retrocessos por aqui, com a volta dos velhos caciques da política que sempre mandaram nessa cidade, escondidos por trás de candidaturas conservadoras e de direita. Será péssimo para o DF!



Jornal de Sobradinho - Você coloca nessa aliança de esquerda o PSB do governador Rodrigo Rollemberg?

Ricardo Vale - Coloco sim! O PSB, até que se prove o contrário, é um partido socialista e de esquerda, todos os partidos de esquerda e de centro esquerda deveriam se juntar em torno de um programa e daí tirar uma definição de um nome para disputar as eleições, assim teremos grandes chances de evitar que nossa cidade volte a ser governada pelas forças de direita.


Jornal de Sobradinho - Mas o governador Rollemberg está construindo uma aliança sem o PT.

Ricardo Vale - Está sim! E considero natural. O governador Rollemberg optou por um governo de centro, portanto, é complicado para ele conseguir juntar essas forças em torno de sua reeleição em tão pouco tempo. Mas, mesmo assim, acho que o PSB deve participar das discussões em torno de um projeto comum para o Distrito Federal.


Jornal de Sobradinho - Quais nomes então você apontaria para comandar essa aliança e conseguiriam juntar esses partidos?

Ricardo Vale - No PT, acho que a Erica Kokay ou Chico Vigilante, porque são referência para o DF. No PSOL, a Maninha. O PDT deve ter algum nome que represente o seu pensamento e seus projetos, assim como o próprio PCdoB. Nomes existem o que falta é disposição para enfrentar esse cenário político difícil que estamos vivendo e para fazermos uma composição pela esquerda.


Jornal de Sobradinho - E o senhor vai tentar a reeleição para Câmara Legislativa?

Ricardo Vale - Estou à disposição do partido, mas devo começar a decidir agora no mês de maio quando faremos uma plenária do mandato com vários apoiadores. Quero ouvi-los antes de tomarmos nossa decisão. Só construiremos uma candidatura vitoriosa se todos os apoiadores entenderam que esse projeto é importante. Fui eleito assim, ouvindo todo um coletivo que acreditava na possibilidade de chegarmos à Câmara Legislativa. Estamos à frente de um mandato que exerci com muita dedicação, transparência e coragem. Se nossos apoiadores entenderem que devemos continuar a gente inicia a pré-campanha, se não, eu continuarei minha luta junto aos movimentos sociais. Não se faz política apenas no parlamento. Estou disposto a enfrentar qualquer tarefa!


Jornal de Sobradinho - Você acha que haverá uma grande renovação política nas eleições desse ano?

Ricardo Vale - Será uma eleição muito difícil. O descrédito da população com a política e com os políticos é o maior da história desde a redemocratização do país. Mesmo assim, penso que a população deve comparecer às urnas e votar em quem achar melhor para representa os sonhos e desejos coletivos. Não há saída para melhorar e transformar a vida de nossa população a não ser pela política! A população deve escolher nomes com ideias e ideais transformadores e precisamos tomar muito cuidado com essa conversa de renovação geral, pois algumas mudanças radicais podem piorar o cenário. A renovação acontece, de fato, com atitudes e não trocando seis por meia dúzia. Está cheio de pré-candidatos se apresentando como a renovação na política, mas se o eleitor observar bem vários deles não representam nada de novo, de interessante. É a cara nova com a velha política. Acho isso muito perigoso!


Jornal de Sobradinho - O senhor se destacou como um parlamentar audacioso ou corajoso, em defesa de temas polêmicos, como por exemplo a alteração da Lei do Silêncio, a ponte Honestino Guimarães e ainda, a proposta apresentada que proíbe a contratação das Organizações Sociais - OSs para a Saúde. É isso mesmo?

Ricardo Vale - Não me considero polêmico, apenas assumo posições no que acredito ser o melhor para a população do Distrito Federal. Tenho coragem e trabalho muito para defender aquilo que acredito. Fiz um mandato ouvindo e observando os anseios do povo. Apresentei e aprovei projetos importantes, que já viraram leis, para a população do DF, como por exemplo: Lei de combate ao machismo nas escolas; todos assentos preferenciais no transporte público; a CPI popular; 2% das vagas em obras públicas e serviços para pessoas em situação de rua, entre outras... Comprei lutas duríssimas em defesa dos trabalhadores e para a geração de empregos. Nesse sentido temos a proposta de alteração da Lei do Silêncio, o Programa Boleiros, O combate ao uso de agrotóxicos na alimentação, etc...
Defender pautas em defesa dos Direitos Humanos, do direito ao trabalho, da dignidade da pessoa humana, contra o aumento fascismo, da intolerância e do preconceito não é fácil. São tempos difíceis que estamos vivendo. Eu virei deputado para ajudar melhorar essas relações, para lutar por um mundo humanitário e justo. Seguiremos nossa trajetória sempre com a cabeça fria e o coração quente, sempre com o olhar voltado para quem mais precisa do Estado.


Jornal de Sobradinho - Estamos chegando ao final dessa legislatura. Gostaria de saber que nota você daria para CLDF, de 1 a 10.

Ricardo Vale - nota cinco.


Jornal de Sobradinho – Por quê?

Ricardo Vale - Foi uma legislatura muito conservadora, preocupada mais com os interesses individuais, em resolver questões corporativas dos redutos eleitorais dos parlamentares, do que empenhada em melhorar e solucionar os problemas reais e da população do Distrito Federal.


Jornal de SobradinhoPor falar nessa Câmara, que tende a resolver só os problemas pontuais e não gerais, como ficou a alteração da Lei do Silêncio? O que aconteceu?

Ricardo Vale – Foi resultado da Câmara que temos, um parlamento que simplesmente não quer resolver os problemas reais da população. Não quiseram votar, mas o projeto continua lá, aguardando voltar para pauta do plenário. Enquanto isso, é torcer para os órgãos de fiscalização não levarem a atual Lei do Silêncio ao pé da letra, porque se fizerem isso não sobrará um bar, uma igreja, um restaurante aberto. Os deputados perderam a chance de modernizar essa lei e adequá-la para o atual momento, em que passamos por uma grave crise de desemprego e uma baixa na economia.


Jornal de SobradinhoO que mais o senhor gostaria de destacar da sua atuação?

Ricardo Vale – É sempre bom falar da minha alegria de, por meio da destinação emendas parlamentares, ter ajudado a melhorar a infraestrutura de quase 150 escolas em todo Distrito Federal e ser o deputado que mais fomentou a cultura e o esporte nesta legislatura. Só isso já valeria minha atuação. Entretanto, fui além, defendi com firmeza a pauta dos serviços e dos servidores públicos, da saúde, dos direitos humanos e uma vida melhor para todas e todos os moradores da capital da República, nossa Brasília.


Jornal de SobradinhoSobradinho completa 58 anos neste mês. Qual o recado que você deixa para os moradores da nossa cidade?

Ricardo Vale – Eu quero que essa cidade seja mais próspera e cresça cada dia mais. Quero que os moradores de Sobradinho tenham orgulho de viver aqui, tenham orgulho dos seus representantes no parlamento e que consigam trabalhar e cuidar das suas famílias com dignidade. Quero uma cidade livre da violência, da falta de amparo na saúde e educação, com muitas atividades culturais e cuidado do Estado. Eu sou um eterno apaixonado por essa cidade e acho que quem ama tem que cuidar, então, estaremos juntos nessa causa!

(*) Fonte: Equipe do Jornal de Sobradinho – Fotos: Raphaella Bechepeche

Nenhum comentário