RECENTES

ESPORTE / CENTROS OLÍMPICOS


Paixão que une diferenças
Começa o Torce - Jogos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos, com participação de atletas de várias idades em 18 modalidades convencionais e adaptadas
(*) Camila de Magalhães

Basquete foi uma das modalidades que tiveram disputas neste sábado, no CO de Sobradinho

Num clima de integração, emoção e muita adrenalina começou, neste sábado, a edição 2018 de uma das principais competições esportivas do DF: o Torce - Jogos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos. Até outubro, cerca de 5 mil atletas vão competir em 18 modalidades. Este ano, o tema do evento é “Todos diferentes, todos iguais”. Uma alusão à diversidade do público participante: crianças, jovens, adultos e idosos, com e sem deficiência, de várias regiões administrativas. A iniciativa é da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do DF, em parceria coma a Fundação Assis Chateaubriand.

A abertura do Torce 2018 foi realizada no Centro Olímpico e Paralímpico de Sobradinho e reuniu cerca de 450 atletas de Ceilândia, Estrutural, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho, além de familiares. A cerimônia teve direito à execução dos hinos nacional e do DF, apresentação especial de ginástica acrobática com atletas da Estrutural, além do juramento de competidores, árbitros e técnicos. Em seguida, todos foram a campo para disputar as primeiras provas e jogos, nas modalidades de atletismo (convencional e adaptado), basquete, bocha adaptada, futsal, futebol society, futebol de areia e vôlei. As primeiras medalhas foram entregues aos vencedores da bocha e do atletismo.

Um dos coordenadores técnicos do Torce, Rodrigo Bahia, da Fundação Assis Chateaubriand, destaca que a edição 2017 foi um sucesso e a expectativa é de que neste ano seja ainda melhor. “É muito legal ver essa integração, atletas com e sem deficiência competindo juntos, nos mesmos equipamentos esportivos, aprendendo uns com os outros”, observa.

Para Marco Aurélio Guedes, coordenador do programa Centro Olímpico e Paralímpico na Secretaria de Esporte, a proposta do Torce vai além da competição. “É uma ação de inclusão socioesportiva, um verdadeiro intercâmbio entre pessoas de regiões e realidades distintas, uma oportunidade para todos participarem e sentirem o espírito esportivo”, ressalta.

Programação

Os demais confrontos do Torce serão realizados nos fins de semana, nas unidades de Samambaia, Estrutural, São Sebastião e Sobradinho. No próximo sábado, será a vez de São Sebastião, com sete modalidades, incluindo aquatlo e tênis. Mais informações: www.facbrasil.org.br

(*) Camila de Magalhães /Fundação Assis Chateubriand

Nenhum comentário