RECENTES

SAÚDE no DISTRITO FEDERAL / UTILIDADE PÚBLICA


Campanha contra gripe é prorrogada 

Imunização seguirá até 22 de junho em 114 salas de vacinação em todas as regiões administrativas


(*) Cibele Moreira

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe até 22 de junho. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15), em entrevista coletiva na sede da pasta.

O foco nesta etapa é para os grupos que ainda apresentam menor cobertura de vacinados, como o de crianças de 6 meses a 4 anos e o de gestantes, que correspondem a 65,8% e 71,9% dos imunizados, respectivamente.

Mulheres puérperas (até 45 dias pós-parto) também estão incluídas nas prioridades — havia apenas 83,9% imunizadas até esta sexta.

Até agora já foram vacinadas 669.304 pessoas. Isso representa 95% da cobertura em todo o DF. Prevista para terminar em 1º de junho, a campanha já havia sido prorrogada até o dia 15 em decorrência da greve dos caminhoneiros.

A segunda ampliação segue decisão do Ministério da Saúde de prolongar o período para atingir os 90% de imunizados em nível nacional. Até o momento, foram 77% em todo o País.

De acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, a campanha será mantida enquanto durar o estoque das vacinas no DF. “Há cerca de 39 mil doses distribuídas nas unidades da rede. O que representa cerca de 5% do total recebido pelo Ministério da Saúde”, informou Fonseca.

Iniciada em 23 de abril, a ação conta com 114 salas de vacinação distribuídas entre as unidades básicas de saúde (UBS) do DF.

O grupo com maior procura foi o de pessoas com morbidades, ou seja, com mais de uma doença crônica. Eles somam 138.364 vacinados — 116,3% dos 118.989 estimados —, seguidos dos idosos, com 220.801 imunizados (108,4%), professores (105,3%) e trabalhadores da saúde (98%).

DF teve 766 casos de síndrome respiratória aguda grave até 9 de junho
A secretaria notificou no DF, até 9 de junho deste ano, 766 casos de síndrome respiratória aguda grave — catalogada como um tipo de pneumonia severa — em moradores locais. Entre eles, 460 positivos.

Até agora, foram confirmadas dez mortes por vírus respiratório em residentes do DF. Desses, três casos foram causados por influenza (AH1N1), um por H3N2, três por vírus sincicial respiratório, um por adenovírus, um por metapneumovírus e um por influenza A não subtipado.

A Saúde recomenda as seguintes medidas para evitar a transmissão da gripe e outras doenças respiratórias:

Higienização das mãos, principalmente, antes de consumir algum alimento
Utilizar lenço descartável para higiene nasal
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
Manter os ambientes bem ventilados
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe
Evitar sair de casa no período de transmissão da doença
Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados)
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos

(*) Fonte: Cibele Moreira, Edição: Vannildo Mendes da Agência Brasília

Nenhum comentário