Capital Moto Week
CAPITAL MOTO WEEK MOVIMENTA
TURISMO DE BRASÍLIA
A cada ano
que passa alguns eventos têm se tornado tradicionais em Brasília, atraindo
inúmeros turistas. Entre eles está o Capital Moto Week, criado em 2004 com a
intenção de celebrar o dia nacional do motociclista, comemorado em 27 de julho.
O evento vai até este sábado (28), com bares, shows, espaços temáticos e
diversas atrações como lutas performáticas e Globo da Morte. O diretor operacional do evento, Pedro
Affonso Franco, explica que a primeira edição contou com três dias de atrações,
quando passaram 5 mil pessoas pelo local. Já na última edição, em 2017, foram
dez dias e um público de 680 mil pessoas.
Na opinião
do presidente do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e
Montagem de Feiras, Congressos e Eventos (Sindeventos-DF) e vice-presidente da
Fecomércio-DF, Francisco Maia, Brasília precisa mais do turismo de lazer, já
que o turismo de negócios está cada vez mais escasso. “O número de reuniões na
capital do País está diminuindo por conta da tecnologia, hoje as pessoas
resolvem suas questões por meio dos aplicativos, de forma mais rápida e sem
custo”, informa. “Com essa tendência, precisamos investir no turismo de lazer.
O Capital Moto Week é um evento muito importante para alavancar esse tipo de
visitante. Pessoas de outros estados e até de outros países como o Chile vem
para a cidade movimentando a economia local”, conclui.
Segundo o
diretor do Capital Moto Week, Pedro Affonso Franco, vários fatores contribuíram
para o crescimento do evento. “A localização geográfica de Brasília, o ambiente
familiar e o apoio de motociclistas e motoclubes não só de Brasília, mas de
diversas partes do País que fazem a divulgação o ano inteiro por onde passam.
Nossa intenção nunca foi a de ser o maior evento motociclístico da América
Latina. Almejávamos ser o melhor, mas sem ferir o espírito e a tradição que o
motociclista carrega”, afirma. “Mapeamos as necessidades e os desejos do
público e traçamos um planejamento de investimentos em estrutura,
entretenimento e comunicação ao longo dos anos que têm resultado no crescimento
sem perder o foco no espírito motociclista. Acredito que a mesmice é a morte para
eventos recorrentes. Inovar é a regra”, explica o diretor operacional.
Com toda
essa estrutura, Pedro conta que só em 2017 o evento recebeu cerca de 100 mil
turistas de diversas regiões do Brasil e países como Argentina, Uruguai,
Itália, Estados Unidos, Canadá, entre outros. “O evento foi inclusive agraciado
com o XXIV Prêmio Upis de Turismo por sua contribuição para o desenvolvimento
do turismo na Capital Federal”, comemora. Dessa forma, em sua mais recente
edição, o Capital Moto Week gerou 7 mil
empregos diretos e indiretos e movimentou cerca de R$ 55 milhões na economia
local.
Por Daniel Alcântara
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