RECENTES

CONDOMINIOS HORIZONTAIS da REGIÃO NORTE DO DF

Apresentação do projeto aos moradores do Morada dos Nobres.
Energia solar para condomínios da Saída Norte do DF
  
Financiada em até 10 anos, solução de energia solar promete redução de 95% na tarifa de energia elétrica, já no primeiro mês de funcionamento



A Urbanizadora Paranoazinho (UP), proprietária da região onde encontram-se mais de 50 condomínios, na saída norte do DF, acaba de lançar uma solução, denominada UP Solar, para viabilizar a instalação de energia fotovoltaica nos condomínios em processo de regularização fundiária.



A iniciativa foi apresentada aos moradores do Morada dos Nobres, no início deste mês, com o propósito de tornar o condomínio um modelo na produção de energia limpa no Distrito Federal.



Para viabilizar o projeto, a UP firmou convênio com empresas do ramo de energia solar, a EcoEnerg e a PV Tech do Brasil. De acordo com Ricardo Birmann, presidente da UP, a empresa incentiva a sustentabilidade, por meio do uso de energias renováveis, por fazer parte do modelo de desenvolvimento que propõe para a região do Colorado-Sobradinho. “Na realização de nossos projetos, sempre prezamos pela sustentabilidade, e na questão da regularização fundiária não poderia ser diferente”, afirma.



A iniciativa beneficia os condomínios da região por meio do oferecimento de condições especiais de pagamento, financiamento em até 10 anos – a uma taxa de 1,14% ao mês, e descontos exclusivos aos moradores de condomínios que tenham optado pela regularização fundiária.



Deuselita Martins, síndica do condomínio Morada dos Nobres, avalia que os moradores ficaram muito interessados na implantação do modelo. Ela conta que já havia pesquisado sobre soluções de energia solar em outros momentos, mas o preço de instalação sempre foi uma das principais barreiras para a sua aquisição. “Financeiramente, eu achava inviável. Porém, agora com o projeto UP Solar percebo que o preço ficou bem mais acessível. A viabilidade econômica para instalação do serviço e a economia gerada são bem claras e atraentes na proposta”, comemora.



A economia é um dos principais atrativos para implantação do projeto, pois já no primeiro mês de funcionamento pode gerar uma redução de até 95% na conta de luz da concessionária da rede elétrica. Outro fator importante é a durabilidade que os produtos oferecem. “A garantia das placas é de 25 anos. Mas a vida útil desses aparelhos pode durar até cinco décadas”, afirma Paulo Lopes, Diretor Executivo da EcoEnerg.



Saulo Lino, CEO da PV Tech, afirmou estar animado com a receptividade dos moradores. “Já participei de várias reuniões como essa, mas é a primeira vez que finalizo uma apresentação com tantos interessados”. De acordo com o empresário, “a solução vai trazer uma melhora substancial na qualidade da energia oferecida nos condomínios, evitando oscilações comuns na rede elétrica local”, salienta.



Justamente as oscilações de energia, também conhecidas como “picos”, são consideradas um dos grandes problemas na região, como relata o morador Roberto Cavalcante. “A nossa energia atualmente é muito ruim, inclusive os picos que acontecem na rede elétrica local danificam os transformadores e cabos da rede. No último ano, perdi mais de seis aparelhos em casa por conta dessas oscilações”, reclama.



O morador Ronaldo Barros destaca os benefícios para o meio ambiente e para o bolso. “Além de se tratar de uma solução sustentável para a geração de energia, também é uma alternativa economicamente saudável”, elogia.

Para saber mais sobre o UP Solar e solicitar uma visita técnica, os interessados deverão acessar o site: www.upsa.com.br/upsolar

(*) Por Karolina Kopko/santafeideias.com.br

Nenhum comentário