DIA DOS PAIS
COMÉRCIO DO DF ESPERA
CRESCIMENTO DE 6,76% PARA O DIA DOS PAIS
Os
comerciantes brasilienses estão animados em relação as vendas para o Dia dos
Pais. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. Entre os
empresários entrevistados, a maioria (46%) declarou expectativa otimista para
um crescimento das vendas durante a data e esperam que as vendas sejam maiores
do que em 2017. A maioria dos lojistas entrevistados, 88,1%, declarou que
manterá o mesmo preço dos produtos em relação a 2017, não aplicando aumentos
neste ano. O levantamento foi feito com 402 empresas de 12 segmentos
distintos.dia dos pais
O
vice-presidente da Fecomércio-DF, Edson de Castro, aponta que os setores de
Material Esportivo e Perfumaria / Cosméticos lideram o ranking entre os
lojistas como os segmentos mais otimistas para o período, registrando
expectativa de vendas na ordem de 17,23% e 10,31%, respectivamente. “Estamos
projetando a alta com base na avaliação dos empresários do comércio, que estão
ansiosos por um processo de regeneração das condições de consumo. Além disso,
os lojistas estão investindo em promoções, propaganda, formas diferenciadas de
crediário e facilidades de pagamento para alavancar as vendas”, explicou
Castro.
No quesito
Estratégias para o período, 60,4% pretendem usar estratégias para alavancar
suas vendas, preferencialmente por: promoção (41%). Isso demonstra necessidade
do lojista de atrair o cliente de forma mais direta, rápida e mais barata.
Apenas 4% dos entrevistados declararam que devem realizar contratação
temporária para o Dia dos Pais. O preço médio do presente foi estimado pelos
lojistas em R$ 278,90.
Consumidor
Ainda de
acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio, os consumidores
estão divididos entre presentear ou não os pais na data comemorativa. Segundo a
pesquisa, 42,2% pretendem presentar e 41,7% disseram que não irão comprar nada
para a data, destes 75,4% não tem a quem presentear. O levantamento ouviu 410 pessoas.
Nesse Dia
dos Pais, as preferências do consumidor indicam tendências para produtos como
Vestuário /Acessórios (55,6%) e Calçados / Acessórios (49,4%) seguido de
Cosméticos e Perfumes (34,7%). Quando questionado sobre o melhor horário para
realizar as compras do Dia dos Pais, os consumidores apontaram o horário da
tarde, com 51% das intenções de compras nesse período. Diante disso, os
lojistas devem se preparar com o dimensionamento certo de equipet, caixas,
apoio, e principalmente de reposição. A pesquisa também indagou o melhor dia
para realizar as compras e o sábado foi apontado com 64,8% das preferências.
Já o preço
médio do presente pretendido pelo consumidor é de R$ 199,48. Contudo, o público
na faixa etária entre 25 e 45 anos tende a gastar mais, podendo chegar a
valores até R$ 294,90. Quanto à forma de pagamento, 60,7% dos consumidores
declararam a preferência pelo pagamento à vista na compra para o Dia dos Pais.
Essa preferência indica que os limites de créditos ainda continuam restritos
forçando o consumidor a optar por pagamentos que possam ser comportados pela
sua disponibilidade atual. Esse comportamento poderá ser um limitador para as
vendas de maior valor, contudo, o lojista poderá trabalhar uma venda melhor na
oferta de créditos da própria loja, garantindo assim, compras mais volumosas.
Por Daniel Alcântara
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