Pesquise neste blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Papa Francisco aceita renúncia do bispo dom José Ronaldo Ribeiro

Dom Ronaldo renuncia ao cargo de bispo de Formosa

Investigado por participar de esquema criminoso de desvio de mais de R$ 2 milhões da Igreja Católica, dom José Ronaldo Ribeiro renunciou ao cargo de bispo de Formosa (GO). A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou a decisão do papa Francisco em aceitar a renúncia na manhã desta quarta-feira (12/9). A notícia foi publicada no jornal L’Osservatore Romano, às 12h de Roma.

Em 19 de março, o Ministério Público de Goiás (MPGO) deflagrou a Operação Caifás, que resultou no cumprimento de nove mandados de prisão contra grupo acusado de desviar dinheiro de 33 paróquias vinculadas à Diocese de Formosa. A suspeita é de que os réus faturassem por meio de batizados, casamentos e eventos realizados pela igreja. A investigação aponta que os religiosos tenham adquirido propriedades, veículos e jóias.

O bispo, cinco padres e outras pessoas vinculadas à Cúria da Região permaneceram presos por quase 30 dias, mas, após a terceira tentativa de habeas corpus, conseguiram a liberação do Presídio de Formosa, impetrada pela defesa no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Os suspeitos são acusados de apropriação indébita, associação criminosa e alguns por lavagem de dinheiro.

Fonte: Tarcísio Pádua/ aliastpadua.com.br-foto divulgação

Nenhum comentário: