RECENTES

REGIÃO NORTE DO DISTRITO FEDERAL


Rollemberg assina decreto que dá o nome de Joaquim Roriz ao Trevo de Triagem Norte



Trevo de Triagem Norte Joaquim Roriz

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) assinou ontem decreto que dá o nome de Joaquim Roriz ao Trevo de Triagem Norte, a maior obra da atual gestão, com construção de duas novas pistas, pontes, viadutos e túneis  entre a Asa Norte e o Lago Norte. Rollemberg conversou ontem com a família e comunicou a intenção de prestigiar o ex-governador, conhecido pelas grandes obras. O decreto sai na edição de hoje do Diário Oficial do DF.

Vivo na campanha eleitoral

Joaquim Roriz era um político que nunca passava despercebido. Esteve presente em todas as eleições do Distrito Federal. Eleito na primeira votação direta, em 1990, foi candidato ou cabo eleitoral em todas as outras até agora. Nunca perdeu nas urnas. Foi o único governador reeleito na capital do país. Nos últimos dois anos, no entanto, com a saúde frágil e com Alzheimer, ele estava totalmente afastado da vida pública, sem condições de perceber a realidade à sua volta. Mas, até na despedida, Roriz faz um gesto político, ao morrer a pouco mais de uma semana das próximas eleições.

Todos os candidatos ao Buriti suspenderam a agenda ontem e foram reverenciá-lo no velório. Agora, Roriz se mantém vivo nas campanhas. Em todas as candidaturas competitivas, há um discípulo de Roriz. Na de Rodrigo Rollemberg são pelo menos dois: o ex-porta-voz Paulo Fona e a ex-vice-governadora Maria de Lourdes Abadia. Ibaneis Rocha tem a seu lado o ex-secretário de Obras Tadeu Filippelli (MDB) e o coordenador, Fernando Leite, ex-presidente da Caesb. Alberto Fraga (DEM) conta no marketing com o ex-secretário de Comunicação Weligton Moraes, e Rogério Rosso (PSD) integrou o governo Roriz, como administrador de Ceilândia e secretário de Desenvolvimento Econômico. Agora, com a comoção do eleitorado rorizista, todos vão querer se associar à imagem de Roriz.

Empatadíssimos

Pesquisa Ibope, divulgada ontem pela TV Globo, repete o cenário divulgado pelo Correio nesta semana, com base em levantamento do Instituto Opinião Política. Eliana Pedrosa (Pros) está empatada com Ibaneis Rocha (MDB) na liderança. Ela tem 21% e ele, 20%. Na segunda colocação, Alberto Fraga (DEM), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Rogério Rosso (PSD) têm o mesmo percentual: 11%. Muitas emoções à vista. O que Joaquim Roriz faria num cenário como esse?

Vices se despedem

Vice-governadores de Joaquim Roriz, Maria de Lourdes Abadia (PSB) e Benedito Domingos (PP) estavam muito abatidos no velório. Eles tiveram uma relação muito próxima com o parceiro de chapa, apesar de, em alguns momentos da trajetória, terem entrado em conflito com o político. Benedito foi candidato contra Roriz em 2002 e Abadia teve problemas na campanha de 2006, quando disputou a reeleição. Roriz a anunciou como sucessora, mas fez gestos também para a candidatura de José Roberto Arruda (PR), que acabou vencendo a eleição. Na hora da morte, no entanto, os maus momentos ficam no passado.

Candidata de luto

Apoiada pelo clã Roriz, a candidata Eliana Pedrosa (Pros) estava bastante emocionada no velório do ex-governador. Parecia uma integrante da família, sempre abraçada por Jaqueline Roriz. Manoel Neto, genro de Roriz e marido de Jaqueline, é um dos coordenadores da campanha e deve ter um papel importante em eventual governo de Eliana. Ontem, ela chegou à casa do ex-governador no Park Way por volta de meio-dia. Teve uma conversa reservada com dona Weslian e chorou.

Sem aperto de mãos: Os candidatos Ibaneis Rocha (MDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB) se cumprimentaram friamente no velório de Joaquim Roriz no Memorial JK, sem aperto de mãos. Ibaneis e Rollemberg trocaram um oi congelado e mudaram de rumo para não se confrontarem. O ex-presidente da OAB disse à coluna que só pretende conversar com o governador depois das eleições. Nos bastidores, os embates têm sido duros. Ibaneis aposta que a equipe de campanha de Rollemberg está fuçando toda a sua vida. Rollemberg também reclama dos ataques que sua família sofreu de Ibaneis Rocha em debates de campanha.

Fonte: Ana Maria Campos “Coluna “Eixo Capital” – Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A.Press – Correio Braziliense

Nenhum comentário