RECENTES

EDUCAÇÃO / MEIO-AMBIENTE

Crianças da rede pública de ensino ajudam a plantar 1,5 mil mudas no Distrito Federal
Até 11 de dezembro, 15 propriedades às margens da Bacia do Ribeirão Pipiripau serão beneficiadas com a iniciativa
(*) Vinícius Brandão
Até 11 de dezembro, 350 estudantes de 13 escolas públicas e privadas do Distrito Federal plantarão pelo menos 1,5 mil mudas de espécies nativas do Cerrado em 15 propriedades rurais às margens da Bacia do Ribeirão Pipiripau.
Até 11 de dezembro, estudantes de escolas públicas e privadas do Distrito Federal plantarão pelo menos 1,5 mil mudas de espécies nativas do Cerrado em 15 propriedades rurais às margens da Bacia do Ribeirão Pipiripau.
O coordenador de Programas Especiais da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Miguel Sartori, ressalta que a bacia é responsável por parte do abastecimento de água de Sobradinho e de Planaltina.
“Toda a população residente na região é beneficiada com o plantio. No entanto, é preciso saber que o Cerrado é importante para o mundo inteiro”, reforça.
A ação faz parte do projeto Produtor de Água Mirim, que leva crianças de escolas públicas e particulares de Brasília para as áreas das bacias hidrográficas. Os alunos são orientados sobre a importância do reflorestamento de árvores nativas do Centro-Oeste para a preservação dos mananciais e a conservação do solo.

Na edição de 2018, a ONG Pede Planta forneceu 10 mil mudas de 13 viveiros pedagógicos — as 1,5 mil a serem plantadas até dezembro e 8,5 mil que serão distribuídas para o plantio nas áreas centrais da região.
O projeto Produtor de Água Mirim é desenvolvido sempre no início do período chuvoso no DF, favorável para a plantação das mudas.
Na primeira edição, em outubro e novembro de 2017, envolveu 240 estudantes na plantação de 1,2 mil mudas de árvores nativas, em 12 propriedades rurais da região.
Participam da ação a Adasa, o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que integram o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do programa Produtor de Água do Pipiripau.
Alunos visitaram Assentamento Oziel Alves III
“O que é uma bacia hidrográfica?”, perguntou Louise Kaiser, assistente técnica da Adasa, para os 15 estudantes que visitaram o Assentamento Oziel Alves III na Bacia do Ribeirão Pipiripau, em 20 de novembro.
O questionamento é importante porque o ribeirão abastece a área do Centro de Ensino Fundamental 3 de Sobradinho, escola das crianças.
Os alunos foram para o local para plantar cem mudas de aroeira, ipê, mogno, pequizeiro, cajuzinho, angico, buriti, gueroba e jerivá — todas plantas de grande porte típicas do Cerrado.
A fazenda visitada é do produtor Robemario Ribeiro de Souza, de 49 anos, que reconhece o valor do auxílio tanto para o trabalho dele como para o meio ambiente.
“Antes eu não recebia ajuda nenhuma, agora ainda melhoramos o acesso à água para a vegetação.”
Souza produz hortaliças entre linhas de agroflorestas e sabe que as águas da bacia são importantes para o cultivo. “Por causa do desmatamento na região, a água que estava a cerca de 7 metros abaixo da superfície, agora está a 14 metros. A cada ano fica 1 metro mais funda.”
Programa Produtor de Água no Pipiripau funciona em sete frentes
Coordenado pela Adasa, o Produtor de Água do Pipiripau foi constituído em 3 de fevereiro de 2012 para fazer a manutenção da bacia hidrográfica do Ribeirão Pipiripau.
O projeto é dividido em sete Grupos de Trabalho:
  • GT 1 – Conservação do Solo
  • GT 2 – Reflorestamento
  • GT 3 – PSA
  • GT 4 – Canal Santos Dumont
  • GT 5 – Monitoramento
  • GT 6 – Educação Ambiental
  • GT 7 – Comunicação e Marketing
Fazem parte do GT 6:
  • Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa)
  • Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb)
  • Emater-DF
  • DER-DF
  • Rede de Sementes do Cerrado
  • Rede Planta
  • World Wide Fund for Nature (WWF)
(*) Vinícius Brandão, Edição: Marcela Rocha, Fotos: Pedro Ventura/Agência Brasília

Nenhum comentário