name='content'> ]]>

RECENTES

CLDF / 2019

Rafael Prudente (MDB) é eleito presidente da Câmara Legislativa
O distrital em segundo mandato contou com o apoio de 17 parlamentares. O outro candidato, Cláudio Abrantes (PDT), teve sete votos
 
Parlamentar em segundo mandato, Rafael Prudente (MDB) foi eleito com 17 votos para a presidência da Casa
O deputado distrital em segundo mandato Rafael Prudente (MDB) foi eleito presidente da Câmara Legislativa com o apoio de 17 parlamentares. A votação ocorreu na tarde desta terça-feira (1/1), após a posse dos 24 distritais e do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Prudente teve como concorrente apenas Cláudio Abrantes (PDT). Ao contrário do que ocorreu em legislaturas anteriores, a vitória do emedebista se estabeleceu ao menos duas semanas antes da posse. A costura nos bastidores favoreceu o distrital reeleito, que garantiu o apoio dos colegas com antecedência.  A composição da mesa será votada na sequência.

Tanto Prudente quanto Abrantes tinham a simpatia de Ibaneis, que, até por essa razão, preferiu não se envolver tão ativamente na eleição. Com um correligionário na presidência da Casa, o governo deve começar o mandato com base sólida. Até agora, apenas os petistas Chico Vigilante e Arlete Sampaio se declararam, de fato, como oposição.

A sessão foi iniciada às 15h01 pelo deputado Robério Negreiros (PSD), único membro remanescente da mesa diretora anterior. Houve um prazo de 30 minutos para que os parlamentares interessados em concorrer aos cargos se inscrevessem para a disputa. No regimento, o prazo poderia ser de até 60 minutos, mas os distritais concordaram em reduzir o período.

Dois blocos foram formados pelos novos distritais. Para Unir o DF, liderado por Rafael Prudente, ficou com 17 nomes, o que o deu vantagem na disputa dos principais cargos. Outro grupo, liderado por Reginaldo Veras (PDT) e ainda sem nome, contou com sete integrantes.

A sessão se prolongou em discussões sobre a necessidade de proporcionalidade na composição da mesa diretora. Chico Vigilante (PT) defendeu que, pelo entendimento do regimento interno, seria preciso garantir que as minorias estivessem representadas no comando da casa.

A intenção era que o bloco menor, formado por sete deputados, tivesse uma vaga. “Deixar sem voz as minorias é o mesmo que deixar sem voz a representatividade”, destacou Vigilante. “É assim que quer o unir o DF e a CLDF atropelando sete deputados? Sabemos ter harmonia, mas também sabemos ir para o confronto”, disse Vigilante, em indagação a Rafael Prudente. 

Novo presidente
Prudente chegou ao segundo mandato na Câmara Legislativa com 26.373 votos. O distrital de 34 anos é filho de Leonardo Prudente, que exerceu a presidência da Casa de 2009 até a renúncia em 2010, com o envolvimento no escândalo da Caixa de Pandora. Ele foi condenado por improbidade administrativa e abandonou a política, abrindo espaço para o filho.

O ex-distrital acompanhou, pela manhã, a posse de Rafael no novo mandato. Durante a campanha, o empresário formado em administração afirmou que defenderia principalmente a saúde e a geração de empregos na nova legislatura.

Composição da mesa
Rodrigo Delmasso (PRB) comandará a vice-presidência. À frente das três secretarias executivas, ficarão Iolando (PSC), Robério Negreiros (PSD) e João Cardoso Professor-Auditor (Avante).

O grupo de Rafael Prudente (MDB) concorreu aos cinco cargos da Mesa Diretora. A votação para cada posto ocorre de forma separada. Veja a lista dos eleitos:

Presidente: Rafael Prudente (MDB)
Vice-presidente: Rodrigo Delmasso (PRB)
1º Secretário Executivo: Iolando (PSC)
Suplente: Jorge Vianna (Podemos)
2º Secretário Executivo: Robério Negreiros (PSDB)
3º Secretário Executivo: João Cardoso Professor-Auditor (Avante) 


(*) Por  Alexandre de Paula/CB -  Foto: Carlos Gandra CLDF

Nenhum comentário